A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), em parceria com o Capacita SUAS, promoveu nesta quarta-feira, 10, uma formação para apresentar o Plano de Educação Permanente dos Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) de Juazeiro do Norte.
O evento ocorreu de 8h às 12h, no Auditório do Bloco A, na Unileão Campus Lagoa, localizada na Avenida Maria Letícia Leite Pereira, s/n, Lagoa Seca-Cidade Universitária.
Com quase todos os assentos ocupados, o Capacita SUAS ofereceu uma Aula Magna com o tema "A educação permanente no âmbito da assistência social e suas contribuições para o fortalecimento do SUAS" para 450 profissionais da SEDEST, incluindo técnicos de nível médio e superior.
O objetivo desta capacitação inicial é potencializar o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Assistência Social juazeirense, capacitando-os para lidar com as demandas específicas do setor. O Capacita SUAS visa elevar os serviços da SEDEST por meio deste Plano de Educação Permanente, reconhecendo o papel crucial desses técnicos não apenas na região do Cariri, mas em todo o estado.
Para apresentar o plano de educação, o Capacita SUAS convidou a Diretora Nacional do Cadastro Único, Ieda Castro, para ministrar o evento. A Aula Magna detalhou o plano que abrirá várias ações voltadas para a capacitação contínua dos trabalhadores do SUAS, através da SEDEST.
A Secretária Josy Lima ressaltou os investimentos significativos feitos pela Gestão Municipal nos equipamentos e serviços da SEDEST. "Em Juazeiro do Norte, no ano de 2023, foram investidos R$ 25 milhões na Assistência Social, sendo R$ 19 milhões oriundos do Fundo Geral. Isso nos possibilitou entregar muitas políticas públicas para aqueles que mais precisam em nossa cidade. E graças a esse trabalho, conseguimos trazer para Juazeiro este importante momento que é o Capacita SUAS, onde iremos capacitar mais de 400 servidores municipais que trabalham nesta área", comentou.
O Prefeito Glêdson Bezerra também enfatizou a importância e a novidade da formação. "Estamos aqui prestigiando esta formação [para os servidores], que certamente contribuirá para um acolhimento adequado do público que necessita desses serviços. Isso significa mais resolutividade para as demandas e fortalecimento da Assistência Social", afirmou o gestor.
Esta iniciativa é resultado do plano de capacitação permanente para os técnicos, que incluirá mais formações ao longo de 2024.