Com o objetivo de esclarecer a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promoveu nesta sexta-feira, 5, a palestra "Conversando sobre o Autismo: experiências e perspectivas".
Durante todo o mês, ações estão sendo realizadas nas escolas municipais intensificando a importância de reconhecer e respeitar as habilidades e particularidades das pessoas com TEA. Ao mesmo tempo, incentivando a sociedade a olhar além das dificuldades associadas ao autismo e a valorizar o potencial único de cada indivíduo.
O encontro, que aconteceu no auditório da Seduc, contou com a participação da professora Edna Belém e do seu filho Amadeus Belém. A atividade integra as ações do mês de conscientização do Autismo.
A Secretária de Educação, Márcia Franca, abriu o momento destacando o quanto é importante trazer a temática para a discussão.
"Fico feliz em ver esse auditório cheio para falar sobre o Autismo. Destaco também o trabalho que vem sendo realizado por todos os profissionais na garantia de uma aprendizagem humanizada para todos", pontuou.
Amadeus Belém, que é autista, falou da importância do diagnóstico "tenho 29 anos e sou autista, e quando recebi o diagnóstico eu e minha família conseguimos compreender muitas coisas, que eu não entendia e aos poucos fui entendendo". Sua mãe, Edna, relatou as experiências vivenciadas, tanto no período da vida escolar do filho quanto atualmente.
Participaram, também, coordenadores pedagógicos, psicopedagogos e professores de Atendimento Educacional Especializado - AEE atuantes na rede municipal de ensino. A roda de conversa foi mediada pela psicóloga Kécia Nayane e a terapeuta ocupacional Adriana Carneiro. Ambas trabalham no Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado - NAPE, da Seduc.