O segundo dia de programação da "Festa Anual das Árvores 2024" foi marcado por uma roda de conversa sobre a prevenção e o combate aos incêndios florestais. A conversa, realizada na manhã desta terça-feira, 2, foi mediada pelo tenente Otoniel Leite Moreira do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (BPMA) e teve como público-alvo alunos da Escola de Ensino Fundamental Demóstenes Ratts Barbosa e estudantes do curso de Saneamento Ambiental da Fatec-Cariri.
Durante a roda de conversa, foram debatidos os malefícios que os incêndios causam para a biodiversidade e os cuidados que precisam ser tomados para prevenir esses incidentes. A aluna Heloane Santos, estudante do 5º ano da rede pública municipal de ensino, relatou que a roda de conversa foi esclarecedora e proporcionou muito aprendizado. "Nós aprendemos muitas coisas, incluindo as precauções que devem ser tomadas para evitar os incêndios, que, por exemplo, podem ser originados de pontas de cigarros acesas descartadas na vegetação", enfatizou a aluna.
Em entrevista, o tenente Otoniel falou sobre a importância do tema escolhido para a Festa Anual das Árvores 2024, bem como das ações de educação ambiental na prevenção dos incêndios florestais. "A prevenção é, sem sombra de dúvida, a melhor opção. Através de ações educativas, como a de hoje, conseguimos levar à comunidade o debate sobre a importância da preservação da flora, como parte de uma ação que é benéfica à vida e à sobrevivência em geral. Combater os incêndios e o aquecimento global é dever de todos nós", pontuou o palestrante.
Além da roda de conversa, os alunos participaram de uma trilha ecológica no Parque das Timbaúbas.
A "Festa Anual das Árvores" é um evento promovido pela Semasp, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) e a Fundação Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, alinhado à campanha estadual desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). Neste ano, o tema escolhido pela Sema é o "Combate aos Incêndios Florestais.