Os estudantes e funcionários da Escola Lili Neri receberam na última sexta-feira, 22, a equipe do Programa Saúde na Escola - PSE para atualização da caderneta vacinal. Entre os imunizantes ofertados, estavam as vacinas contra a Influenza, HPV e Meningocócica ACWY 01. Foram aplicadas mais de 90 doses.
Na ação, o PSE - que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde -, abordou a importância da vacinação contra o HPV. Segundo Elisângela Oliveira, enfermeira, o imunizante evita o surgimento de doenças graves. "Vacinamos também os adolescentes, meninos e meninas de 9 a 14 anos, acompanhados dos responsáveis contra o vírus do HPV, pois a vacina vai induzir a imunidade quando administrada nessa faixa etária, além de proteger esses adolescentes contra o câncer do colo de útero e vulva nas mulheres. Também protege contra o câncer de pênis e verrugas nos homens antes do início da atividade sexual", explica.
Ir até o local de trabalho e ensino é uma das estratégias encontradas para aumentar o quantitativo de pessoas com cobertura vacinal. Para Elisângela, a vacinação ainda é a melhor estratégia de prevenção contra as doenças. "No caso da vacina influenza estaremos reduzindo as complicações, as intervenções e a mortalidade das infecções pelo vírus na população alvo, onde os professores fazem parte desse público", conclui.