Fotos: Josimar Segundo
Uma apresentação dos cânticos em homenagem ao Padre Cícero, na Mostra de Benditos, fez parte da programação da 42ªSemana Padre Cícero, nessa quinta-feira, 21. Dentre as apresentações, estiveram Dona Dedice, Dona Hilda e Dona Santinha.
Dona Santinha, rezadeira e cantora de benditos, destacou a felicidade e o privilégio de poder participar do evento e homenagear o Padre Cícero, cantando três cânticos de renovação. Foi um momento único para aqueles que prestigiam e enaltecem a cultura caririense, de modo especial, a da terra do 'Padim Ciço'.
1ª dia de Festival Católico
Logo após, teve início o primeiro dia de Festival Católico, no Largo da Capela do Socorro, com as bandas: Graça Melo, Hélio Ferreira, Comunidade FAC - Rejane Silva - A peregrina do Cariri, Dani Sunali - Comunidade Shalom.
Graça Melo, cantora católica, disse estar feliz com sua participação e oportunidade dada ao segmento católico de se mostrar no evento e parabenizou a ideia de trazer cantores que louvam ao Senhor.
Rennan Miranda, integrante da Comunidade Filhos Amados do Céu (FAC), falou sobre a religiosidade e essa fé apegada ao Padre Cícero, e considerou o Festival Católico "algo sensível e extraordinário, à medida que trabalha o fomento à cultura, a religiosidade popular e a música", além de oportunizar a participação de grupos católicos da região. É algo que, como diz Rennan, "o Padre Cícero está sorrindo lá no céu".
2° dia de Festival Católico
No segundo dia de Festival Católico, na noite da sexta-feira, 22, ocorreram apresentações das bandas: Forró pra Deus - Pedro Emanuel & Henrique Brito, Francisquinho das Igrejas, Grupo Canta Romeiro - Silvinha & Francisco, Comunidade FAC - Samuel Cardoso e Ministério Segue-me.
Francisquinho das Igrejas, cantor católico, falou sobre a alegria em participar desse momento de homenagem aos 180 anos do Padre Cícero e agradeceu a Prefeitura Municipal pela oportunidade.
Irmã Shaya, integrante da Fraternidade O Caminho, relatou sua experiência de estar participando do Festival Católico, na Semana Padre Cícero, e deu enfase à felicidade de "estar em comunidade e em unidade com a minha Igreja Católica. É de fato muito importante valorizar a nossa música católica e a nossa religião", completa.
Vandinho Pereira, Secretário de Cultura, destacou o Circuito de Festivais enquanto projeto da Gestão e a valorização das linguagens culturais em sua pluralidade, desta vez trazendo a linguagem católica.
"É uma oportunidade de subsidiar os grupos católicos, dando espaço para se apresentarem em praça pública e mostrarem ao público o que nem sempre está dentro das igrejas, a beleza da musicalidade sacra", afirma.