Fotos: Brendon Belchior
A programação desta quinta-feira, 21, 2º dia da Semana Padre Cícero 2024, começou às 9h30 na Escola de Saberes Daniel Walker com a Mesa Redonda "Pe. Cícero - Vida, Missão e Submissão'". O momento teve como participantes Renato Casimiro, Renata Marinho e Padre Wesley, e intermediação da Presidenta da Fundação Memorial Padre Cícero, Teresa Siqueira.
Em suas falas, e também nos momentos de debate com o público presente durante a Mesa Redonda, os convidados traçaram um panorama mais aprofundado sobre a vida do Patriarca de Juazeiro do Norte, desde sua infância até seu falecimento, passando por histórias mais conhecidas e outras que não ganharam tanta repercussão, mas que merecem ser pontuadas. Além disso, falou-se sobre a influência do Padre Cícero para a cidade e para a religião, em vários quesitos; sua fé e devoção; seus feitos na política; entre outras temáticas.
Tendo como foco de sua carreira a Antropologia e Formação em Pesquisa, Renata Marinho, que atualmente é professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri - Urca, ressaltou a função do pesquisador para encontrar novos dados e enriquecer a história. "O levantamento de novos documentos, a busca de novas fontes, nos ajuda a construir outros olhares", disse.
Renata falou, ainda, sobre a importância de momentos como este para falar mais profundamente sobre o tema. "Eu acho que uma personagem tão importante quanto o Padre Cícero, tanto do ponto de vista religioso quanto político, econômico, sociocultural, exige de nós um esforço de constante pesquisa e reflexão e também de termos momentos para que possamos compartilhar com a população e com os interessados o que a gente vem conhecendo mais. Quanto mais conhecemos sobre a nossa história e nossa memória, mais a gente pode se posicionar melhor, sobretudo nesse momento que estamos passando, do processo de beatificação em curso e com a cidade crescendo cada vez mais", completou.