Fotos: Brendon Belchior
A Secretaria de Segurança Pública de Juazeiro do Norte - SESP realizou, nesta sexta-feira, 15, um evento especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A ação contou com as presenças do público em geral; do secretário da pasta, Cláudio Luz; de integrantes da Patrulha Maria da Penha e da Guarda Municipal; de representantes da Segurança Pública das cidades de Crato e Caririaçu. A delegada de Polícia, Wannini Galiza Rizzi, ministrou uma palestra com o tema "O combate aos crimes de violência doméstica contra a mulher".
No primeiro momento do evento, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha do Município, Mônica Bezerra, apresentou dados sobre a atuação e a avaliação da Patrulha, que conta com 20 componentes que se dividem em equipes para assistir mais de 200 mulheres. Em 5 anos, foram mais de mil mulheres atendidas, milhares de medidas protetivas e 156 prisões realizadas, sendo 54 só no ano de 2023.
Na palestra, a delegada Wannini, que já esteve à frente da Delegacia de Defesa da Mulher de Crato e, atualmente, é titular de Caririaçu e Granjeiro, relembrou o motivo pelo qual foi criado o Dia Internacional da Mulher. No decorrer do momento, foi contando situações de vários tipos de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial ou sexual) que ela já viu e ainda vê acontecer em seus muitos anos de atuação.
Entre outras importantes falas, a palestrante citou a atuação da mulher no mercado de trabalho e como é preciso exigir respeito para não ser assediada; ressaltou que nunca deve-se defender um agressor. Ela falou, ainda, sobre a importância de haver um esforço coletivo entre segurança pública e população para a segurança da mulher através das denúncias, para que as autoridades competentes tenham ciência do que está acontecendo.
"Segundo a Constituição Federal de 1988, a segurança pública é dever do Estado, porém, de responsabilidade de todos nós, então, todos nós somos responsáveis por garantir a paz social", disse, reiterando que uma denúncia pode salvar a vida de uma mulher.
A Patrulha Maria da Penha recebe ligações, em sigilo, através do número (88) 9 3300-1414. Além disso, ainda há a Central de Atendimento à Mulher, que atende anonimamente através do número 180.