Foto: Ascom
O município de Juazeiro do Norte apresentou nos 3 quadrimestres de 2023 mais de 60% de cobertura pré-natal odontológico. A ação, que visa fornecer atendimento prioritário às gestantes, integra o Programa Previne Brasil, instituído pela portaria n°2.979, de 12 de novembro de 2019. Em 2023, os primeiros quatro meses cobriram 66% das gestantes, o segundo 69% e o terceiro 62%.
Com 70 equipes de saúde bucal completas, o município realiza atendimentos volantes nas Unidades Básicas de Saúde. Entre os procedimentos ofertados estão a avaliação, restauração, extração, acesso endodôntico e limpeza. Casos mais complexos e que exigem maior cuidado são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas Municipal.
Segundo Maressa Pereira, cirurgiã-dentista, o contato com as gestantes inicia na primeira consulta pré-natal. "A mulher passa pela enfermeira, onde realiza as primeiras avaliações, e em seguida é encaminhada para as equipes de saúde bucal. A partir daí realizamos a avaliação bucal, e agendamos os procedimentos necessários", explica.
O cuidado com a saúde bucal é tema das conversas entre os especialistas e pacientes durante toda a gravidez. De acordo com o Ministério da Saúde, a gestação causa mudanças físicas e emocionais na mulher. Entre elas, estão as alterações bucais, como a possibilidade do aumento dos níveis de inflamação periodontais em decorrência de má higiene bucal associada às alterações dos níveis hormonais. Também, mudanças comportamentais, relacionadas a maior frequência do consumo de açúcares, podem aumentar a chance de desenvolvimento de cáries.
Para Sáskia Erlene, coordenadora da Saúde Bucal, é necessário que todas as gestantes busquem suas unidades de Saúde para realizar o pré-natal odontológico completo. "É através dele que conseguimos fazer o diagnóstico das doenças que podem se agravar se não tratadas durante a gravidez. É uma forma de proteger a si mesma e seu filho", destaca.