A Vigilância em Saúde, através do Núcleo de Endemias e da Mobilização Social, realizou nesta quarta-feira, 13, na Escola Adalgisa Gomes de Figueiredo, uma palestra dinâmica sobre o mosquito Aedes Aegypti. A ação, que faz parte da campanha de combate à dengue no município, percorrerá 60 instituições de ensino nos próximos meses. Em parceria com o Programa Saúde na Escola, a palestra pretende formar novos disseminadores de informação.
Com participação especial do fantoche Aedes Aegypti, os agentes de endemias dialogaram com os estudantes sobre as ações de combate ao vetor transmissor das doenças como Zika, Chikungunya e Dengue. Além disso, informaram sobre os principais sintomas, e os perigos da automedicação em caso de suspeita das doenças. Ainda foram orientados quanto à busca de auxílio médico e de testagem, nas Unidades Básicas de Saúde.
Para Nara Hellen, diretora do setor, a estratégia trará bons frutos. "A criança consegue, através de brincadeiras, jogos lúdicos e do próprio convívio com outras crianças aprender e absorver muitas informações. Elas chegam em casa e falam mamãe nossa garrafa precisa ficar com a boca virada para baixo, precisa tampar a caixa d'água', ou seja, elas ajudam nessa luta", afirma.
Conforme o cronograma, 26 unidades de ensino serão contempladas, durante este mês de março.