O setor de Bem-estar Animal, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte (Semasp), receberá a quantia de R$100 mil para manutenção do programa de castrações. Os recursos virão por meio de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Célio Studart, que atendeu reivindição feita pela gestão municipal. O programa é realizado em convênio com o Instituto Pet Social Patinhas de Rua e a previsão para 2024 é que mais 1.500 animais sejam beneficiados.
Somado a esse montante proveniente da emenda parlamentar, a Prefeitura de Juazeiro também vai contribuir com recursos próprios para ampliar o número de castrações e de procedimentos cirúrgicos veterinários bem como atendimentos gerais a animais errantes, realizados pelo Hospital Veterinário do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão).
O serviço de castração destina-se a animais de rua e àqueles sob cuidados de tutores em situação de baixa renda. Atualmente, o cadastro para novas castrações encontra-se temporariamente suspenso, devido ao atendimento dos animais já inscritos na lista de espera. A previsão de reabertura para novos cadastros é para o mês de abril. Em 2023, 950 animais foram castrados, através do programa municipal.