Em alusão ao mês destinado à prevenção do câncer de colo de útero, a Unidade Básica de Saúde - UBS do Triângulo irá realizar, na próxima segunda-feira, 11, um evento voltado para o Março Lilás. A ação, que contará com palestra, sorteio de brindes e exame citopatológico, iniciará às 8h no prédio da unidade, localizado na rua Engenheiro José Batista, n° 171.De acordo com a Fundação do Câncer, a patologia que afeta o ovário está em 7° lugar no ranking nacional, entre as doenças que mais afetam mulheres. A doença pode se desenvolver sem sintomas em sua fase inicial. Em quadros mais avançados, pode ocorrer sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.Segundo Quitéria Magalhães, diretora da Atenção Primária, as UBSs, no mês internacional da mulher, ofertarão em suas agendas comemorativas, o exame citopatológico, conhecido como prevenção. "Esse exame ajuda os profissionais a rastrear de forma precoce lesões ou anormalidades no colo uterino. É possível obter o resultado entre 15 a 30 dias", explica. Caso a paciente deseje realizar a coleta na UBS Triângulo, no dia 11, deve evitar relação sexual nos dois dias anteriores ao evento e não estar no período menstrual. O procedimento também pode ser feito mediante agendamento em outras datas.
Em alusão ao mês destinado à prevenção do câncer de colo de útero, a Unidade Básica de Saúde - UBS do Triângulo irá realizar, na próxima segunda-feira, 11, um evento voltado para o Março Lilás. A ação, que contará com palestra, sorteio de brindes e exame citopatológico, iniciará às 8h no prédio da unidade, localizado na rua Engenheiro José Batista, n° 171.
De acordo com a Fundação do Câncer, a patologia que afeta o ovário está em 7° lugar no ranking nacional, entre as doenças que mais afetam mulheres. A doença pode se desenvolver sem sintomas em sua fase inicial. Em quadros mais avançados, pode ocorrer sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.
Segundo Quitéria Magalhães, diretora da Atenção Primária, as UBSs, no mês internacional da mulher, ofertarão em suas agendas comemorativas, o exame citopatológico, conhecido como prevenção. "Esse exame ajuda os profissionais a rastrear de forma precoce lesões ou anormalidades no colo uterino. É possível obter o resultado entre 15 a 30 dias", explica.
Caso a paciente deseje realizar a coleta na UBS Triângulo, no dia 11, deve evitar relação sexual nos dois dias anteriores ao evento e não estar no período menstrual. O procedimento também pode ser feito mediante agendamento em outras datas.