A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte participou nessa segunda-feira, 4, do I Seminário de apropriação de resultados preliminares do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - Spaece, que aconteceu em Fortaleza, reunindo gestores da educação de todo o Estado. O Seminário foi organizado pela Secretaria Estadual da Educação do Ceará (SEDUC), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF).
Durante todo o dia, uma programação especial evidenciou os avanços e os desafios dos 30 anos de execução do SPAECE. Temas como a avaliação de 2023, o uso dos indicadores contextuais para o monitoramento das desigualdades sociais, a avaliação das habilidades e o foco de atenção na Língua Portuguesa e de Matemática foram pontuados.
O evento também contou com uma breve apresentação dos resultados preliminares da aplicação da avaliação no ano de 2023. Os resultados oficiais serão divulgados posteriormente. O Spaece é uma avaliação externa em larga escala, que busca avaliar as competências e habilidades dos alunos de Ensino Fundamental, abrangendo as disciplinas de Português e Matemática. O diagnóstico foi aplicado nas próprias escolas.
Os resultados contribuem para o monitoramento das políticas públicas implementadas. Além disso, cumprem papel de igual importância no direcionamento das práticas pedagógicas e de gestão, no interior das escolas.
Em Juazeiro do Norte, mais de oito mil estudantes da Rede Municipal de Ensino participaram da aplicação, que foi realizada no final de novembro do ano passado. O diagnóstico foi aplicado durante três dias, contemplando 293 turmas, entre 2º, 5º e 9º ano. Ao todo, 57 escolas municipais participaram do processo.
Durante a preparação, por meio do "Movimenta Spaece", a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, junto às unidades de ensino, intensificou as atividades dos estudantes por meio do seu envolvimento em momentos lúdicos, sensibilização das famílias, bem como participação em aulões. Além disto, houve aplicação de simulados, assim como gincanas para fortalecer o aprendizado do conteúdo de forma dinâmica, bem como encontros motivacionais. Outra importante ferramenta utilizada foi a Avaliação Municipal, que buscou acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, realizando, com base nos dados, intervenções pedagógicas necessárias e em tempo hábil.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, que esteve presente no Seminário, ressalta a importância do encontro. "Nosso foco sempre será a aprendizagem das nossas crianças e adolescentes. Junto às escolas, fazemos um trabalho minucioso, sabemos do empenho de todos. É tempo de colheita, colher tudo que já foi plantado, através do trabalho de muitas mãos".