Com panfletos, adesivos e muita conversa de conscientização, os Agentes de Endemias de Juazeiro do Norte foram às ruas do bairro Centro, no último sábado, 2, para construir o Dia Nacional de Combate à Dengue'. A data, organizada pelo Ministério da Saúde, é uma mobilização que busca veicular informações - através de campanhas informativas - para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
Os ouvidos atentos da população escutaram as principais orientações de como evitar focos do inseto vetor em suas residências. Entre as ações, estão a manutenção de garrafas e baldes de cabeça para baixo, manter a lixeira fechada, além da manutenção de tonéis e barris de água tampados. Para Naldo Galdino, agente de endemias, a luta contra o aumento dos casos de dengue é uma tarefa de todos. "O cuidado começa em nossas residências, se todos de um quarteirão separarem 10 minutos do seu dia para evitar água parada nas suas casas, certamente aquela região estará mais protegida", explica.
Desde o aumento dos casos de dengue no país, o setor de Vigilância em Saúde intensificou as ações de conscientização e inspeção nos domicílios e terrenos baldios. Diariamente, seja através de denúncias ou por calendário estabelecido, as equipes vão às ruas. Além desse trabalho, os profissionais visitam as instituições de ensino com ações educativas para os estudantes sobre o combate ao Aedes Aegypti.