Nesta sexta-feira, 1º, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro deu início à criação do bosque da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A iniciativa conta com o apoio dos que fazem o GAM (Grupamento Ambiental Metropolitano), responsável por dar sequência à atividade.
Durante a manhã dessa sexta-feira, já foram plantadas 26 mudas em área um tanto quanto desmatada. Uma delas, de jatobá, terá o nome de Severino Nunes da Silva, em homenagem póstuma ao GCM Nunes, que faleceu no último dia 10 de outubro, em consequência de parada cardíaca. O suporte para novas ações neste sentido será dado pelo Viveiro de Mudas, e outra fase do plantio já está agendada para a próxima quarta-feira, dia 6.
O secretário da pasta, Cláudio Luz, explicou que, além do reflorestamento, o projeto representa uma forma de homenagear os Guardas Civis, que tanto fizeram e fazem por Juazeiro. Outro fator relacionado à iniciativa, acrescentou, é a busca pela conscientização popular voltada ao plantio de árvores e à preservação da natureza, como tão bem ficou evidenciado nos preceitos ecológicos do Padre Cícero.