A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte iniciou nesta terça-feira, 27, a aplicação da Avaliação Municipal Diagnóstica. Até o próximo dia 29, quase 8 mil estudantes participarão da atividade. Serão contempladas 93 turmas do 2° ano, totalizando 2.345 estudantes; 92 turmas do 5° ano, atingindo 2.521 discentes; e do 9° ano com 102 turmas, chegando a 3.107 estudantes. A avaliação busca diagnosticar as competências e habilidades dos estudantes nas áreas de português e matemática.A avaliação municipal, que está no seu segundo ano consecutivo, faz parte das ações do programa Educa Juazeiro, sendo um importante instrumento com foco na aprendizagem dos alunos, identificando as habilidades dos alunos da rede municipal e, a partir dos resultados, efetuar intervenções pedagógicas em tempo hábil. A secretária de Educação do município, Pergentina Jardim, explica que as turmas avaliadas são as mesmas que participam, em nível estadual e federal, do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE, e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB.Ao todo, 57 escolas participam do processo, que ocorrerá mais duas vezes durante o ano. " Em 2023, com o diagnóstico, foi possível planejar aulas e formações direcionadas para possíveis habilidades que não estivessem consolidadas, tendo um olhar direcionado para essas habilidades", pontuou a gestora.
A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte iniciou nesta terça-feira, 27, a aplicação da Avaliação Municipal Diagnóstica. Até o próximo dia 29, quase 8 mil estudantes participarão da atividade. Serão contempladas 93 turmas do 2° ano, totalizando 2.345 estudantes; 92 turmas do 5° ano, atingindo 2.521 discentes; e do 9° ano com 102 turmas, chegando a 3.107 estudantes.
A avaliação busca diagnosticar as competências e habilidades dos estudantes nas áreas de português e matemática.
A avaliação municipal, que está no seu segundo ano consecutivo, faz parte das ações do programa Educa Juazeiro, sendo um importante instrumento com foco na aprendizagem dos alunos, identificando as habilidades dos alunos da rede municipal e, a partir dos resultados, efetuar intervenções pedagógicas em tempo hábil.
A secretária de Educação do município, Pergentina Jardim, explica que as turmas avaliadas são as mesmas que participam, em nível estadual e federal, do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE, e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB.
Ao todo, 57 escolas participam do processo, que ocorrerá mais duas vezes durante o ano. " Em 2023, com o diagnóstico, foi possível planejar aulas e formações direcionadas para possíveis habilidades que não estivessem consolidadas, tendo um olhar direcionado para essas habilidades", pontuou a gestora.