A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte deu início nessa segunda-feira, 19, ao percurso formativo de Educação em valores humanos, com o corpo técnico da Escola Maria do Socorro Cardoso, localizada na Palmeirinha, zona rural do município. O projeto piloto está em fase de implementação na escola, tendo como base os valores humanos e o fortalecimento da cultura de paz, fraternidade e solidariedade. Participam da formação, também, técnicos da Seduc.
A ação está ancorada no Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos - PSSEVH. As metodologias trabalham com referências aos valores da verdade, retidão, paz, amor e Não-Violência. A disseminação desses valores na rotina da escola traz a oportunidade do aprendizado e socialização, evidenciando a solidariedade e o respeito.
O objetivo do momento formativo, que se estende até a próxima sexta-feira, 23, e acontece na própria unidade escolar, é preparar os educadores para adotarem os conteúdos da Educação Sathya Sai em Valores Humanos, sensibilizando os docentes para o cumprimento do verdadeiro sentido da Educação. Além disso, a formação visa propiciar conhecimentos que oportunizem o uso de estratégias/técnicas, conduzindo ao florescimento dos Valores Humanos, vivenciando uma metodologia que desenvolva não só o intelecto e as habilidades, mas transformadora em todos os aspectos.
A aplicação dos Valores Humanos é um elemento essencial para lidar com temáticas relacionadas ao bullying, violação de direitos, desmotivação e, consequentemente, evasão escolar. Além disso, incentivar a participação efetiva das famílias no processo educacional. A formação está sendo ministrada pela facilitadora Louzane Feitosa.
Algumas iniciativas exitosas já são desenvolvidas dentro da Rede Municipal de Ensino, envolvendo a metodologia, a exemplo das Escolas de Educação Infantil Maria do Socorro Cruz, Maria da Conceição Ribeiro, Raimunda dos Anjos, Dircíola Germano, Maria Rodrigues, entre outras. A partir das vivências realizadas nessas unidades, foi possível planejar e desenhar um projeto piloto na Escola Maria do Socorro Cardoso, que envolve todas as etapas de ensino, do Infantil aos anos finais do Fundamental, atendendo cerca de 421 educandos.
A titular da Educação, Pergentina Jardim, ressalta que a partir de iniciativas desenvolvidas em algumas escolas de Educação Infantil, foi possível perceber como a metodologia pode potencializar positivamente a formação dos estudantes e de toda a comunidade escolar.