Fotos: Josimar Segundo
A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte - SESAU realizou, nos últimos 4 meses de 2023, mais de 230 mil exames laboratoriais, através da central de marcação. Foram 19.135 exames a mais, comparado ao 2° quadrimestre do mesmo ano. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 19, na prestação de contas da Saúde, realizada na Câmara de Vereadores.
Com participação dos coordenadores e diretores da SESAU, a prestação, mediada pela secretária da Pasta, Andrea Landim, apontou os serviços desenvolvidos no município entre o período de setembro a dezembro de 2023. Além do aumento de exames laboratoriais, houve alta nos atendimentos em fisioterapia, contabilizando 41.670 consultas. Ainda, através da central de marcação, 21.775 examinações especializadas foram realizadas.
O destaque na Atenção Primária se reverteu em Juazeiro do Norte figurar em 1° lugar no Nordeste, no Previne Brasil, entre os municípios com mais de 250 mil habitantes. Com 52 salas de imunização, 79 equipes de Estratégia de Saúde da Família, 54 farmácias básicas, 479 Agentes Comunitários de Saúde - ACS e 7 equipes multiprofissionais, o município saltou de 2.87, em 2021, para 9.19 no último quadrimestre de 2023. Nesse período, quadrimestral, foram 86 mil consultas na Atenção Primária e mais de 328 mil visitas realizadas pelos ACSs.
Outro setor de destaque foi a saúde bucal. De acordo com o levantamento realizado pela SESAU, mais de 1.300 kits bucais foram distribuídos. Ainda, o município contou com cerca de 46 mil procedimentos dentários executados nos equipamentos municipais. Ao todo, mais de 18 mil pacientes, incluindo aqueles com necessidades especiais, receberam atendimento odontológico.
Durante a apresentação, Andrea Landim frisou o trabalho desenvolvido pelas UPAS. "Temos 2 UPAS, e como vocês podem ver enfrentamos no final do ano um aumento nos casos e suspeitas de Covid-19. Foram 3.883 testes realizados, além dos atendimentos que nossa equipe faz com maestria, tanto na Limoeiro, quanto na Lagoa Seca", disse.
Ademais, foram realizados 43 mil atendimentos no Hospital Maria Amélia Bezerra de Menezes, que em breve será sediado em uma nova estrutura.
No trabalho de conscientização, o Programa Saúde na Escola desenvolveu 66 ações nas instituições de ensino, com debates acerca da saúde ambiental, sexual, auditiva e prevenção ao uso de álcool e drogas. A vigilância em saúde realizou 177.820 visitas com fiscalização e orientação à população para evitar o mosquito Aedes Aegypti.
No cuidado animal, o Centro de Zoonoses aplicou 1.845 vacinas, 838 orientações veterinárias, e mais de 400 testes rápidos. Com as campanhas e adoção, fez com que 28 animais ganhassem um lar.
Segundo a titular da Pasta, os números refletem todo o compromisso que os profissionais de saúde de Juazeiro do Norte têm em ofertar um serviço de qualidade. "Todos os nossos indicadores, notas e dados são resultado do trabalho coletivo de todos nós. Ao olhar, avançamos muito, e vamos continuar trabalhando para avançar ainda mais", afirma.