Fotos: Josimar Segundo
A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promoveu nessa sexta-feira, 16, um momento expositivo e comemorativo reunindo todas as ações executadas pelo Programa Municipal Educa Juazeiro, que está completando 2 anos de implementação. Com o investimento de cerca de R$100 milhões, o programa lançado em 2022, reúne ações em áreas diversificadas, buscando garantir, cada vez mais, a melhoria do aprendizado dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.
O evento, que reuniu gestores, estudantes, técnicos da Seduc, e servidores no geral, apresentou um balanço das efetivas mudanças no planejamento e execução da Educação no município. Todas as ações realizadas desde a implementação do programa foram expostas em uma linha do tempo e narradas pela figura do Padre Cícero, interpretado pelo professor Edval Dias, acompanhado do estudante Diorgili Barbosa.
Diorgelli é um talento descoberto pelo Festival de Arte, uma das ações do Programa, que incentiva o protagonismo juvenil através das artes. "Participar do festival foi incrível, uma experiência que vou lembrar pra sempre e espero que esse ano possa participar novamente".
Os discentes Expedito Gabriel e Maria Izabel, participantes dos projetos "Fábrica de Robôs" e "Escola do Futuro", respectivamente, falaram sobre como os projetos impactam nas suas vidas e no aprendizado. O servidor Moacir Souza destacou as formações que são feitas durante todo ano com os profissionais e destacou o quanto as capacitações são importantes para a rotina do trabalho. Os fardamentos e as fanfarras, grandes entregas realizadas pelo programa, também foram evidenciados.
A professora Lindonésia Alves destacou o quanto os notebooks entregues para os professores da rede municipal foi uma ação marcante, trazendo mais uma ferramenta para auxiliar as práticas pedagógicas. Os grêmios estudantis foram apresentados pela estudante Emilly Tayna Gomes.
O Prefeito Glêdson Bezerra destacou a dimensão do projeto e como tem feito a diferença. "É o maior programa educacional da história de Juazeiro do Norte. Em 2023, foram 31,75% dos recursos de Juazeiro do Norte. Em 2022, nós investimos 32% na educação em várias ações, como a construção de 10 escolas novas, 47 escolas reconstruídas. Investimento na arte, cultura, robótica, sistema de avaliação, fardamento, feira científica. Já experimentamos muitos avanços e, certamente, outros tantos iremos colher. É um programa muito bem planejado e executado e os resultados já estão aparecendo", lembra o prefeito.
Em 2024, o Programa seguirá dando continuidade às atividades bem sucedidas no contexto escolar, como os Jogos Estudantis - JEJUNOs, Feira Científica - Fecijuno, fortalecimento dos colegiados, atuação das fanfarras, promoção da leitura e escrita, através do projeto Juazeiro Leitor. As estratégias inovadoras para fomentar as aprendizagens, por meio do projeto "Fábrica de robôs", bem como o estímulo à tecnologia e ao empreendedorismo, no Projeto "Escola do Futuro", foram destaques em 2023 e seguem em 2024.
Pergentina Jardim, titular da pasta da Educação, destacou o fortalecimento do programa durante esses dois anos. "Conseguimos perceber que o alinhamento das ações vem ocasionando uma fortaleza na nossa rede municipal de ensino no sentido de que temos olhado para diversas possibilidades que a educação caminha, desde a infraestrutura física até a recomposição de aprendizagem. O Educa Juazeiro tem essa propriedade de olhar a educação das diversas vertentes para que consigamos fortalecer cada vez mais a aprendizagem dos nossos estudantes".
A conquista do Selo TCE Ceará sustentável, através de iniciativas inovadoras, como a Sala de Educação Bilíngue de surdos, a primeira do interior do Estado, e a implantação do Sistema Integrado de Sensibilização e Práticas em Educação Socioambiental - SISPEA também foram destaques citados pela gestora.