Denilson Pereira, atleta juazeirense de Flag Football, foi convocado para o Torneio Brasil Onças da Seleção Brasileira Masculina da modalidade, que acontecerá entre os dias 16 e 18 de fevereiro, em São José dos Campos-SP. Denilson, que tem 26 anos e também é professor de Educação Física, teve suas passagens de ida e volta custeadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Juventude - SEJUV.
Denilson começou a assistir futebol americano em 2016 e conheceu o esporte (uma vertente do futebol americano que, diferentemente do original, possui regras que minimizam o contato físico entre os jogadores) em 2019, participando com amigos de um campeonato da modalidade em Teresina-PI.
Voltou a treinar no final de 2020 e em 2021, aos 24 anos, teve seu primeiro contato com o técnico da seleção brasileira, Heitor Medeiros, e com os atletas Bruno Sousa e Renato Munford em Natal-RN. O trio faria parte da delegação que, ainda naquele ano, representaria o Brasil pela primeira vez no Mundial da modalidade, que aconteceria em Israel. "Ter contato com essas pessoas acendeu uma chama para que eu me dedicasse mais, me esforçasse, e vi que era possível evoluir dentro do esporte", declarou.
Em 2022, Denilson disputou a fase regional da Copa do Brasil de Flag Football, que aconteceu em Caucaia, pelo Kariri Raptors (hoje Juazeiro Raptors). A equipe finalizou o campeonato em 7
° lugar, mas o atleta juazeirense se destacou e enviou um vídeo com seus melhores momentos para tentar e, consequentemente, conseguir uma vaga na seleção Nordeste da modalidade, tendo participado, na sequência, de um torneio entre todas as seleções regionais em Itapecerica da Serra-SP. "Na época, a SEJUV me ajudou também com a passagem de ida, e foi muito legal porque o campeonato aconteceu simultaneamente ao 1º Sul-Americano de Flag Football e tivemos contato com jogadores de outros países e da seleção brasileira. Isso foi muito legal e me fez querer estar novamente naquele meio com os melhores", disse.
No ano seguinte, Denilson recebeu uma proposta do Teresina Warriors, pelo qual disputou novamente a fase regional, chegando à final, e agora também a fase nacional da Copa do Brasil. Essa participação rendeu a ele sua primeira convocação para a seleção brasileira, para um treinamento em Salvador-BA, o que resultou em mais uma convocação, agora para o Torneio Brasil Onças da Seleção Brasileira.
Segundo o atleta, que hoje defende novamente as cores do Juazeiro Raptors, esse torneio conta com os melhores atletas do país e daí sairão os 12 jogadores que vão compor a seleção brasileira que disputará o Mundial na Finlândia em agosto de 2024. "É um campeonato muito importante porque destaca o desenvolvimento, a evolução que eu tenho tido no esporte desde 2019", disse.
Por fim, Denilson agradeceu o apoio da SEJUV e falou do que espera dessa oportunidade. "É uma sensação incrível, porque eu vou estar lá jogando com os melhores do país. Espero desempenhar bem meu papel dentro de campo, jogar bem, ajudar a equipe a conseguir o título desse torneio e ser novamente convocado para a seleção principal. Estou bastante feliz e animado com tudo isso que está acontecendo!", finalizou.