Fotos: Brendon Belchior
A Secretaria de Saúde - SESAU reuniu-se, nessa quarta-feira, 14, com a 'Comissão de Mães Atípicas de Juazeiro do Norte'. Na pauta, o recolhimento de demandas e a retirada de dúvidas acerca da mudança de atendimentos das crianças anteriormente atendidas no Centro de Estimulação Regional - CER. A reunião contou, também, com a presença das instituições de saúde parceiras que atendem no município, como o Instituto Heitor Coelho, a APAE, o Espaço Brincar, Canpimed, Vitanálise e Despertare.
Com a presença de 25 mães, as responsáveis pontuaram a necessidade de garantia do transporte adaptado, equipes completas e acompanhamento para as mães. Para a secretária de Saúde, Andrea Landim, o momento foi de grande importância. "Precisamos saber da situação para tomar a atitude necessária, garantindo toda a assistência para as crianças e mães. Firmamos o compromisso de nos reunir sempre que for necessário, junto às empresas, administrativo, comissão e Secretaria de Saúde", afirma.
A partir do chamamento de empresas, o município abriu 630 novas vagas para acompanhamento das crianças com transtorno de desenvolvimento e mental. "Quando iniciamos, tínhamos somente 420 vagas, hoje atendemos mais de 2 mil crianças. Criamos o CAPTEA e, agora, temos a alegria de ter novas 630 vagas destinadas às crianças da lista de espera e do CER", destaca Dayse Luz, diretora de Saúde Mental.
Há mais de 15 dias, os responsáveis das crianças na lista de espera estão sendo convocados pela SESAU para receber o encaminhamento a uma das unidades parceiras, que contam com equipes de profissionais especialistas em desenvolvimento infantil. Na oportunidade, os representantes dessas empresas conveniadas apresentaram sua estrutura e especialidades.
Ficou acordado, entre todos os participantes, novos encontros para alinhamento e escuta das mães.