NOTÍCIAS

14-FEV-2024

Escola de Samba Unidos do Bairro do Socorro é campeã no Carnaval de Juazeiro

#Cultura POR ASCOM 14 DE FEVEREIRO DE 2024

Foto: Josimar Segundo

A Escola de Samba Unidos do Bairro do Socorro é a campeã do Carnaval de Juazeiro do Norte, com 83,55 pontos. O título de vice-campeã ficou com a Escola de Samba Pimpolhos da Nação com 81,95 pontos. O 3° lugar foi para a Escola de Samba Acadêmicos do Siri-Ará com 79,6 pontos.

A agremiação Unidos do Bairro do Socorro venceu nas categorias: Comissão de Frente, Fantasia, Alegorias e Adereços, Harmonia, Samba Enredo, Mestre Sala e Porta Bandeira. As duas categorias restantes - melhor bateria e evolução - venceram, respectivamente, a Escola de Samba Pimpolhos da Nação e Escola de Samba Acadêmicos do Siri-Ará. O resultado foi apurado nesta quarta-feira, 14, no Núcleo Marcus Jussier de Cultura. A disputa fez parte do "FESTEJUÁ 2024: É Tempo de Folia".

"Eu não tinha ideia de que a gente ia ganhar. Só íamos participar. Fiquei surpreso por ter vencido, queria ter colocado mais coisas no carro, mais alegorias. Tivemos alguns problemas mas, graças a Deus, deu tudo certo. Nosso enredo foi com o tema do Auto da Compadecida, nos reunimos em julho e íamos trazer mais novidades, uma pena que não deu para executar tudo como a gente queria. A chuva também dificultou nosso trabalho, mas apresentamos o que nos propomos mesmo com as dificuldades que não tinham sido previstas", diz Roberto Batista Pinheiro, diretor da Escola de Samba campeã, Unidos do Bairro do Socorro.

Foram entregues troféus nas categorias: premiação geral (1°, 2° e 3° lugar), harmonia, evolução, fantasia, bateria, adereços, mestre sala e porta bandeira, comissão de frente, alegorias e samba enredo.

Na categoria Mestre Sala e Porta Bandeira teve um empate entre as 3 escolas de samba. O critério de desempate foi realizado ao final, após a soma da pontuação em todas as categorias. De acordo com as regras, saiu como vencedora a Escola Unidos do Bairro do Socorro.

O município subsidiou as escolas, gerando incentivo para que os grupos investissem em carros alegóricos, ornamentação das vestimentas e performance.

A Secretaria Municipal de Cultura - SECULT iniciou a entrega dos troféus com uma menção honrosa a um grande carnavalesco que desempenhou papel fundamental na promoção e fruição da arte e cultura no município: o senhor Dedé do Halley.

Dedé do Halley foi uma grande personalidade, que teve sua família envolvida ativamente no movimento carnavalesco dos anos 90, e liderava a extinta Escola de Samba "Passageiros do Haley". Dedé personifica uma figura de significativo simbolismo no ciclo carnavalesco de Juazeiro do Norte. Ele foi pioneiro em um movimento que marcou época na cidade, tornando-se uma referência incontestável na história cultural local. Sua dedicação e paixão pela expressão artística do Carnaval contribuíram para a construção de uma rica tradição que perdura até os dias de hoje.

Dedé do Halley expressou seu orgulho, comentando que há muito ainda a se fazer, mas completa que "onde há vontade há um meio". Dedé continuou dizendo que os integrantes das escolas de samba "demonstraram a luta, a vontade e também o desespero que eu sei que passam mas, mesmo assim, abrilhantaram e foram aplaudidos na avenida. Deixo aqui o meu agradecimento a vocês. Eu fui assistir o desfile na avenida, esperando uma coisa e fui surpreendido com outra. Então, estou muito orgulhoso", declara.

Também foi convidada a subir ao palco a senhora Graça Félix, representante do Instituto Flor do Sertão, instituição executora do Festejuá 2024, para fazer a entrega dos troféus às escolas.

As notas/pontuação foram dadas por cinco jurados com um currículo de experiência: Niltson de Queiroz, Domingos Sávio de Menezes, Maria de Fátima de Sá Barreto Ribeiro, Clecio Lavor e Cyeda Pereira.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Há 1 dia(s)

Expoanime Cariri Fest 2024 completa 15 anos

A Expoanime Cariri Fest 2024 está celebrando sua 15ª edição como parte do Circuito de Fe [...]

#DesenvolvimentoSocial Há 1 dia(s)

Prefeitura distribui 485 cestas básicas de janeiro a março

Durante os meses de janeiro a março deste ano, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por me [...]

#DesenvolvimentoSocial Há 1 dia(s)

SEDEST promove edição da Sala de Apoio ao Trabalhador

O programa itinerante da Sala de Apoio ao Trabalhador Juazeirense, da Secretaria de Dese [...]

#Educação Há 2 dia(s)

Prefeitura entrega nova escola no Conjunto Padre Cícero

Nesta quinta-feira, 25, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Edu [...]

#Segurança Há 2 dia(s)

Secretaria de Segurança muda para Centro Administrativo

Secretaria de Segurança muda para Centro Administrativo A Secretaria de Segurança Pú [...]

#DesenvolvimentoSocial Há 2 dia(s)

CRAS São Gonçalo entrega 18 certificados de curso de Grafite

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio de sua formação em Grafite, entregou certifi [...]

#DesenvolvimentoSocial Há 2 dia(s)

Gestantes do CRAS Aeroporto recebem kits de Auxílio Natalidade

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, por meio do CRAS Aeroporto , distribu [...]

#Agricultura Há 2 dia(s)

Prazo para vacinação contra febre aftosa em Juazeiro do Norte termina dia 30 de abril.

Produtores de bovinos e bubalinos em Juazeiro do Norte têm até o dia 30 de abril para va [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito