Créditos Thiago Sousa
Em reunião ocorrida nessa quarta-feira, 7, a Prefeitura de Juazeiro do Norte promoveu uma reunião com os dois Conselhos Tutelares do município para organizar e coletar as demandas dos equipamentos. O momento aconteceu no Gabinete Institucional da Prefeitura.
Na reunião, o Prefeito Glêdson Bezerra recebeu as demandas dos Conselheiros, dentre elas, o quantitativo de atendimentos realizados durante o mês de janeiro e como melhorar este serviço, o alinhamento salarial da categoria às funções desempenhadas pelos profissionais, como, também, demais indicadores do trabalho desempenhado pelos Conselhos.
O conselheiro Tutelar, Daniel Lucas, fez uma avaliação positiva do encontro. "Houve acessibilidade relacionada ao nosso tema, nossa proposta salarial. Vai ser feito um estudo com a equipe técnica do município. A gente sabe que tem todos os indicadores municipais que precisam ser respeitados, assim, a gente trouxe nossa proposta e o Prefeito nos ouviu, agora a gente vai esperar com toda a equipe técnica do município a devolutiva disso tudo", declara.
O Prefeito Glêdson Bezerra também comentou sobre o saldo positivo do encontro. "Os novos Conselheiros Tutelares apresentaram um relatório de atividades surpreendente, com números significativos de atendimentos pelo pouco tempo de atividade que eles estão desempenhando, que ao todo foram 144 atendimentos. Portanto, a gente, cada vez mais, sente a necessidade crescente da participação do Conselho Tutelar na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Também aproveitaram a oportunidade para pautar a questão do reajuste salarial, em que eu tive a oportunidade de fazer uma ampla explanação pra eles acerca de como é a questão da distribuição do orçamento e como o município pode avançar de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Existe um pormenor a ser observado para os Conselheiros Tutelares, que é a mesma coisa que acontece para os cargos comissionados de um modo geral. Os salários destes cargos estão desde 2017 sem nenhum tipo de reajuste e os Conselheiros Tutelares também ocupam Portarias de D.A.S e, com isso, não tem previsão de reajuste conforme o restante da categoria", explica.
O gestor ainda acrescenta que "eles trouxeram as reivindicações, nós vamos dialogar sobre isso e a possibilidade de migração dos Conselhos para outra pasta, mas tudo isso poderá acontecer num momento oportuno. Hoje foi a primeira visita oficial ao Gabinete do Prefeito e outras ocasiões virão para conversarmos sobre todos esses assuntos", finaliza.