Fotos: Brendon Belchior
Com a tradicional Procissão das Luzes, terminou, em Juazeiro do Norte, nessa sexta-feira, 2, a Romaria de Nossa Senhora das Candeias. Uma multidão lotou as ruas da cidade, emocionando a todos, inclusive aos que, de suas portas, janelas e calçadas, presenciaram aquele inesquecível momento de fé.
Os dados a seguir são referentes aos estados e quantidade de romeiros que se registraram na Central de Informações e Cadastro da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, nesta romaria, que teve início no último dia 29: Alagoas (24.069), Pernambuco (22.048), Paraíba (10.971), Rio Grande do Norte (9.635), Sergipe (826), Piauí (636), Ceará (496), Maranhão (271), Bahia (267), Rondônia (61), Minas Gerais (10), São Paulo (5), totalizando 69.295. Estes números são apenas representativos, considerando que há visitantes que não se cadastram. Temos na cidade, neste período, em torno de 300 mil romeiros.
Todas as secretarias municipais ofertaram serviços de apoio aos romeiros. Dentre eles, estão: Secretaria de Saúde: consultas médicas e de enfermagem, aferições de sinais vitais, administração de medicações e dispensação de remédios necessários aos dias que os romeiros passaram na cidade para realizar tratamento, prescrito pelo médico. Uma ambulância responsável por realizar transferências para hospitais, se necessário.
Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Ouvidoria e Secretaria de Turismo e Romaria: Limpeza urbana, aplicação de Pesquisa de Satisfação pela Ouvidoria Municipal e entrega de materiais, como calendários, leques e porta velas, pela SETUR. Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho: atuação e observância da Coordenação do Programa de Ações Estratégicas para Erradicação do Trabalho Infantil de Juazeiro do Norte
- AEPETI. O cuidado com a segurança dos romeiros fica a cargo da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, ofertando os serviços de organização do trânsito local, através dos agentes do DEMUTRAN, Guarda Civil Metropolitana, com o apoio das Polícias Militar e Civil, e também com a presença do Corpo de Bombeiros.
Todos os serviços são disponibilizados nos cinco principais pontos de visitação da Romaria: Basílica Nossa Senhora das Dores, Igreja dos Salesianos, Igreja do Socorro, Igreja dos Franciscanos e Igreja do Horto.
Nessa sexta-feira, 2, após a Missa realizada na Capela do Socorro, aconteceu, da Praça do Socorro até a Basílica Nossa Senhora das Dores, a Procissão das Luzes, em que os romeiros e juazeirenses seguravam suas velas e candeeiros e seguiam o trajeto, entoando cânticos religiosos em coro.
Segundo o Prefeito Glêdson Bezerra, "Candeias é a primeira grande romaria do ano, na realidade, mas ocorre fechando o ciclo de romarias e, aqui, bateu todos os recordes. Acredito, particularmente, que nunca tinha visto uma romaria de Candeias com tanta gente. A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através das várias secretarias, está de parabéns pelo trabalho realizado", disse. O gestor fez questão de enfatizar que a Prefeitura teve um trabalho muito presente nessa romaria, através da Guarda Municipal, dos agentes do Demutran, da Defesa Civil, da Secretaria do Meio Ambiente, da Secretaria de Turismo e Romaria. Foi dada toda a assistência, através da saúde, da assistência social, através do gabinete e do pessoal da comunicação, em parceria com a Igreja.
Glêdson comentou também sobre o fim da Romaria, a sensação de dever cumprido e a certeza de que a cidade vai continuar trabalhando no sentido de buscar recursos para investir nesses movimentos religiosos. Frisou, ainda, "que a tendência agora é a gente receber um número cada vez maior de romeiros, tendo em vista o processo de beatificação do Padre Cícero". E finaliza, dizendo que agora é torcer para que as próximas Romarias continuem sendo um sucesso.
Já o Secretário de Turismo e Romaria, Renato Wilamis, comenta que foi "mais uma romaria finalizada, superando todas as expectativas. Uma verdadeira multidão invadiu Juazeiro do Norte para celebrar o Padre Cícero, celebrar a Mãe das Dores e Nossa Senhora das Candeias. A gestão municipal, mais uma vez, cumpriu seu papel e vem acolher o romeiro por meio da oferta de serviços em parceria com a Basílica Mãe das Dores e outras instituições. A gente agradece os parceiros, como o SESI, o SENAC e a todos os parceiros que se juntaram à gestão municipal para bem receber nossos romeiros, para melhor acolher na terra do Padre Cícero", conclui.