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31-JAN-2024

Projeto piloto de Educação em valores humanos será desenvolvido em escola municipal

31/01/2024 #educação
A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte irá implementar na Escola Maria do Socorro Cardoso, localizada na Palmeirinha, zona rural do município, um projeto piloto voltado aos valores humanos e ao fortalecimento da cultura de paz, fraternidade e solidariedade.

A ação está ancorada no Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos - PSSEVH. As metodologias trabalham com referências aos valores da verdade, retidão, paz, amor e Não-Violência. A disseminação desses valores na rotina da escola traz a oportunidade do aprendizado e socialização, evidenciando a solidariedade e o respeito.

Vale ressaltar que já existem iniciativas exitosas dentro da Rede Municipal de Ensino, envolvendo a metodologia, a exemplo das Escolas de Educação Infantil Maria do Socorro Cruz, Maria da Conceição Ribeiro, Raimunda dos Anjos, Dircíola Germano, Maria Rodrigues, entre outras. A partir das vivências realizadas nessas unidades, foi possível planejar e desenhar um projeto piloto na Escola Maria do Socorro Cardoso, que envolve todas as etapas de ensino, do Infantil aos anos finais do Fundamental, atendendo cerca de 421 educandos. 

A aplicação dos Valores Humanos é um elemento essencial para lidar com temáticas relacionadas ao bullying, violação de direitos, desmotivação e, consequentemente, evasão escolar. Além disso, incentivar a participação efetiva das famílias no processo educacional.

O Prefeito Glêdson Bezerra destaca o entusiasmo com a execução do projeto. "A partir desses valores, o estudante é estimulado a desenvolver o respeito, a consciência de uma vida em sociedade, tendo a responsabilidade, a tolerância, a correta noção do dever, a ajuda ao próximo. Isso engrandece e forma seu caráter como ser humano, trazendo, logo no início da vida, momentos de sensibilização e conscientização". 

A titular da Educação, Pergentina Jardim, ressalta que a partir de iniciativas desenvolvidas em algumas escolas de Educação Infantil, foi possível perceber como a metodologia pode potencializar positivamente a formação dos estudantes e de toda a comunidade escolar. A gestora ressalta que, a partir da próxima semana, será iniciada a formação com técnicos da Seduc, professores, funcionários e núcleo gestor para dar início à execução do projeto na referida unidade escolar.

 

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