Fotos: Thiago Sousa
Com uma grande adesão, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promoveu nesta terça-feira, 30, 26 oficinas pedagógicas para cerca de 650 professores da rede municipal. Os momentos foram realizados de forma simultânea na Escola Cívico-militar Edvard Teixeira Férrer e na Escola de Saberes Daniel Walker. A ação está inserida na programação da IV Jornada Pedagógica 2024: Equidade - outros olhares para a educação.
Contando com a colaboração de 30 formadores voluntários, de diferentes instituições parceiras e áreas de atuação distintas, as oficinas buscaram trazer temáticas incluindo várias abordagens para a prática docente, com o intuito de colaborar na formação dos profissionais.
A professora da Escola Tabelião Vicente Pereira da Silva, Maria das Dores, destacou que o momento foi enriquecedor para sua formação. "Eu amei participar, momento único e bastante produtivo. A oficina contribuiu para uma maior compreensão de conceitos relacionados à temática, bem como propiciou momento de reflexão e debate das práticas pedagógicas, onde um novo olhar surge, pautado na inclusão e equidade, de modo mais respeitoso e empático". A docente participou da oficina "Diversidade e Gênero", ministrada pela coordenadora da Casa da Diversidade Brenda Vlasak.
A Professora Maria Feitosa colocou as participantes inscritas na oficina de Teatro para desenvolver várias atividades lúdicas.
Os ambientes estavam todos organizados de acordo com a temática de cada oficina. A capacitação de contação de histórias estava enfeitada de livros e produtos diversificados.
Com atividades práticas e coletivas as oficinas pedagógicas desenvolvem diferentes habilidades e conhecimentos, a exemplo da oficina de libras básico.
Durante o momento, os professores puderam conhecer mais sobre a história da Beata Maria de Araújo, tendo a exibição de um documentário, além de atividades de pintura de xilogravura contextualizadas com as temáticas do racismo estrutural e igualdade de gênero.
A programação da Jornada Pedagógica continua nesta quarta-feira, 31, nas próprias unidades escolares.