Os profissionais da Unidade Básica de Saúde Pedrinhas receberam, nessa terça-feira, 16, uma capacitação sobre Leishmaniose Visceral. A ação tem como objetivo debater as estratégias de prevenção da doença a nível local, além de fortalecer as ações de educação permanente dos profissionais de saúde do município.
De acordo com dados do Centro de Controle de Zoonoses de Juazeiro do Norte - CCZ, a principal doença zoonótica que atinge a população e os animais é a Leishmaniose Visceral. A transmissão acontece quando os mosquitos (da família de flebotomíneos) picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o ser humano, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da patologia.
Para Karoliny Barros, médica veterinária, a formação é essencial. "O treinamento de ACS implica diretamente na ação preventiva da doença. Esse programa está estreando no município através do residente em Saúde Pública do Ceará, Alisson Inácio, contemplando as UBS dos bairros Pedrinhas, Campo Alegre e Frei Damião", explica.
O combate à doença dentro do município é feito pelo CCZ, através do setor de Vigilância em Saúde, com orientações veterinárias, testes diagnósticos e eutanásia em animais sorologicamente positivos. Também há o trabalho de conscientização junto à população.