O Centro de Especialidades Odontológicas de Juazeiro do Norte - CEO registra o acompanhamento semestral de 300 pacientes com necessidades especiais. O atendimento, com retornos, a essa parcela da população, é uma das diretrizes da Atenção Básica em Saúde. Estão incluídas as pessoas com anormalidade de ordem física, mental, sensorial, comportamental e/ou de crescimento.
De acordo com Sáskia Erlene, coordenadora de Saúde Bucal, o atendimento às pessoas com necessidades especiais segue o Guia de Atenção Básica à Saúde Bucal, elaborado pelo Ministério da Saúde. "Pessoas com limitações têm um agravo porque a maioria delas tem um problema sistêmico e, hoje em dia, os focos de infecção na boca, como cáries e abcessos, contribuem para que bactérias agravem o caso da condição sistêmica", explica.
As equipes de Saúde Bucal realizam o acompanhamento dentro do consultório e, também, nas visitas domiciliares. "Nossas equipes não atuam somente dentro do CEO ou das UBS, também vão até a residência daqueles pacientes que têm dificuldade de locomoção, para prestar a assistência necessária", informa Sáskia.