Em alusão ao Janeiro Roxo, mês de conscientização da Hanseníase, a Equipe de Estratégia de Saúde da Família 61/72, do bairro São José, recebeu nesta sexta-feira, 12, uma capacitação sobre o diagnóstico precoce da doença. A ação, que integra o calendário da campanha, foi mediada pela coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase, Fabiana Cardoso. Ao todo, 9 profissionais participaram do momento.De acordo com o Ministério da Saúde, a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A doença atinge a pele, mucosas e os nervos periféricos, podendo causar lesões neurais.Segundo Fabiana, a Secretaria de Saúde tem desenvolvido estratégias para a detecção e acompanhamento dos pacientes. "O município de Juazeiro tem realizado capacitações com o Ministério da Saúde para atualizar os profissionais da Atenção Primária na busca da detecção precoce de novos casos. Também tem recebido, no Centro de Dermatologia, triagem direcionada e consulta com especialistas para diagnóstico. Contamos, também, com fisioterapeuta e terapeuta ocupacional na Avaliação de Incapacidades e reabilitação desses pacientes", explica.
Em alusão ao Janeiro Roxo, mês de conscientização da Hanseníase, a Equipe de Estratégia de Saúde da Família 61/72, do bairro São José, recebeu nesta sexta-feira, 12, uma capacitação sobre o diagnóstico precoce da doença. A ação, que integra o calendário da campanha, foi mediada pela coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase, Fabiana Cardoso. Ao todo, 9 profissionais participaram do momento.
De acordo com o Ministério da Saúde, a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A doença atinge a pele, mucosas e os nervos periféricos, podendo causar lesões neurais.
Segundo Fabiana, a Secretaria de Saúde tem desenvolvido estratégias para a detecção e acompanhamento dos pacientes. "O município de Juazeiro tem realizado capacitações com o Ministério da Saúde para atualizar os profissionais da Atenção Primária na busca da detecção precoce de novos casos. Também tem recebido, no Centro de Dermatologia, triagem direcionada e consulta com especialistas para diagnóstico. Contamos, também, com fisioterapeuta e terapeuta ocupacional na Avaliação de Incapacidades e reabilitação desses pacientes", explica.