O Centro de Atenção Psicossocial III - CAPS, de Juazeiro, realizará, entre os dias 12 de janeiro e 2 de fevereiro, atividades sobre o mês de conscientização da saúde mental. As ações envolvem grupos de expressão artística, sessões de relaxamento e debates sobre o bem-viver. A programação é voltada para os assistidos pela unidade, familiares e cuidadores. O cronograma será desenvolvido na sede do CAPS, localizada na rua Raimundo Machado da Silva, 236 - Triângulo.
Com o objetivo de fomentar o debate sobre o papel da arte na saúde mental, a unidade realizará no dia 12, às 15h, uma palestra sobre Uso da arte como forma de expressão e reflexão sobre os sentimentos e emoções'. No dia 15, às 15h, os assistidos participarão do grupo de meditação. Para estimular o cuidado físico, os participantes irão desenvolver caminhadas ao ar livre, no dia 19, às 9h.
As ações continuam no dia 21, às 9h e 15h, com a Oficina de Construção de cartazes e murais temáticos' para sensibilização sobre a importância da saúde mental. Já no dia 25, o Cinefórum' tomará conta das discussões com a exibição de filmes, às 9h e 15h. O estímulo à expressão de pensamentos e emoções por meio da escrita e poesia será pauta no dia 27, às 15h. E as práticas corporais que integram mente e corpo para o equilíbrio emocional serão treinadas, através do Grupo de Yoga, dia 29, às 15h.
No dia 30, os participantes irão desenvolver uma atividade reflexiva, onde vão escrever suas metas e desejos para 2024, com foco na saúde mental, às 9h e 15h. A discussão orientada sobre as metas, para o estabelecimento de desejos saudáveis e realistas, será mediada por profissionais no dia 31, às 9h e 14h. Para finalizar o mês de campanha, o CAPS III desenvolverá, no dia 2 de fevereiro, às 9h e 15h, um espaço terapêutico para compartilhar vivências e estratégias bem-sucedidas no cuidado da saúde mental.