Em alusão ao Janeiro Branco, mês de atenção à saúde mental, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool Drogas - CAPS AD irá realizar, entre os dias 11 e 24 de janeiro, uma programação voltada para o debate acerca dos cuidados com a saúde psicológica. As atividades englobam palestras, rodas de conversas e caminhada ministradas por especialistas da área. A campanha é voltada especialmente para os assistidos da unidade.
Com o tema Saúde mental e espiritualidade', a palestra de abertura do Janeiro Branco acontecerá no dia 11, às 14h, no CAPS AD, localizado na Rua Antônio de Freitas, n° 118, no bairro Tiradentes. No dia 12, às 07h30, os assistidos vão participar de uma Caminhada orientada ao Parque Ecológico das Timbaúbas'. A programação tem continuidade no dia 13 com a Farinhada das Mulheres - roda de saúde mental', a ser realizada no Sítio Baixio do Muquém.
No dia 16, na sede do CAPS AD, os participantes terão uma ' Exposição dialogada sobre transtornos de ansiedade', às 8h. No mesmo local, o uso racional de medicamentos será pauta no dia 17, às 14h. As mulheres da Lavanderia Maria Balbino receberão os facilitadores no dia 18, às 07h30, para falar sobre saúde mental. O encerramento da campanha acontecerá na estátua do Padre Cícero, localizada no Horto, às 15h.
Segundo Regilane Barros, coordenadora do CAPS AD, as atividades foram pensadas para fomentar o debate sobre a importância de cuidar da mente. "A saúde mental é tão importante quanto qualquer outra. Ela precisa ser pautada, discutida e entendida como uma necessidade", afirma.