As enfermeiras da Unidade de Pronto Atendimento Lagoa Seca - UPA receberam, na última semana, um treinamento de classificação de risco com base na Política Nacional de Humanização - Humaniza SUS. O objetivo é capacitar a equipe para fazer a triagem, seguindo o protocolo de gravidade clínica, e não por ordem de chegada. A ação contou com a participação de 7 profissionais.
De acordo com o Ministério da Saúde, a classificação de risco é uma ferramenta que possibilita eficácia, humanização e agilidade no atendimento rápido e efetivo aos pacientes que buscam as UPAs. Para Patrícia Almeida, enfermeira da unidade, a capacitação veio em bom momento. "Ela vai nos ajudar na detecção precoce de algumas doenças como AVC e Infarto agudo no miocárdio, além de triar cada pessoa de acordo com suas necessidades tornando o atendimento de qualidade e ágil", explica.
O treinamento, realizado pela coordenadora de enfermagem da UPA Limoeiro, Luiza Damascena, é uma das políticas em Educação Permanente desenvolvidas no município. "Foi muito proveitoso todo o conteúdo repassado, nos capacitamos ainda mais para dar início a essa nova etapa da UPA Lagoa Seca", conclui Patrícia.