A tradição juazeirense do Ciclo de Reis, que também inclui o Ciclo Natalino, terá início com o cortejo de abertura nesta quarta-feira, 20. A concentração dos grupos ocorrerá a partir das 15h na Praça da Prefeitura, com saída às 16h. O cortejo descerá a Rua São Pedro até o Terreiro da Mestra Margarida, na unidade Sesc Juazeiro.
O evento se estende até o dia 6 de janeiro de 2024, com programações culturais sendo realizadas de forma gratuita na Praça Padre Cícero, a partir das 18h. A programação conta com apresentações de bandas cabaçais, reisados, lapinhas, bacamarteiros, guerreiros, maneiro pau, mamulengos e grupos de coco. Este ano a previsão é de que participem mais de dois mil brincantes.
Os festejos do Ciclo de Reis voltaram a embelezar a cidade em 2021 com o encontro de grupos da tradição.
Na edição 2022-2023, a programação foi espalhada por 9 polos - em praças e no Núcleo de Artes, Cultura e Educação Marcus Jussier. Ao longo de 13 dias, 49 grupos de reisado, mamulengo, lapinha, bandas cabaçais, além de cocos, guerreiros, bacamarteiros e maneiro pau fizeram a festa. Participaram mais de 1.200 brincantes.
O Ciclo de Reis é uma realização da Secretaria de Cultura com apoio da Associação Civil para o Desenvolvimento da Barbalha (ACDB), Fecomércio, Sesc, e Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB).