Fotos: Thiago Sousa
A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promoveu nessa quinta-feira, 14, a cerimônia de outorga do Selo Gestar. O encontro ocorreu no auditório da Seduc, reunindo os gestores administrativos, coordenadores pedagógicos e secretários escolares das 94 escolas que compõem a rede municipal de ensino. A ação, que está em sua segunda edição, busca a promoção e desenvolvimento de iniciativas para uma gestão participativa, humana e de excelência na rede de ensino.
Em um ambiente de celebração e reconhecimento pelo trabalho realizado durante todo o ano letivo de 2023, a culminância da ação anual, fruto do Programa Educa Juazeiro, impulsionou momentos marcantes. A noite festiva foi iniciada com a apresentação do Coral da Escola Tabelião Expedito Pereira, composto por alunas da unidade de ensino.
Houve, ainda, a declamação de um cordel evidenciando as características do Selo Gestar e seu objetivo. Os versos foram escritos pela secretária Executiva de Educação, Ireneide Nascimento, e apresentados pela professora Maria Feitosa.
Cada representação do núcleo gestor foi chamada para compor o palco e receber o troféu do Selo Gestar. 55 escolas foram contempladas com o Selo Ouro e as outras 39 com o Selo Prata.
Em sua fala, o Prefeito Glêdson Bezerra parabenizou aqueles que estão no dia a dia da escola, cuidando para o desenvolvimento de uma educação de excelência. "Reconhecemos o quanto o trabalho que vocês fazem diariamente dentro da comunidade escolar é valioso e significativo. Sabemos de todos os desafios e, esta noite, estamos aqui para celebrar esse time de gestores que tão bem zelam e cuidam da aprendizagem dos nossos estudantes. É um orgulho imenso poder contar com o trabalho de cada um de vocês", declarou.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, agradeceu por todo o empenho e comprometimento dos gestores em executar uma gestão humana, democrática e participativa, observando os indicadores analisados nas reuniões mensais do Selo Gestar. "Hoje é uma noite de celebração, em que podemos perceber o quanto a aprendizagem dos nossos estudantes é o grande foco, afinal todo nosso trabalho é voltado para eles. Gerir escolas é gerir o futuro".
A professora Edna Belém representou o Conselho Municipal de Educação - CME, destacando que o Selo é um marco para o reconhecimento a estes profissionais, pois quem faz Educação merece todas as homenagens e celebração.
A assessoria especial de gabinete e as diretorias Pedagógica, administrativo-financeira, Monitoramento e Avaliação, e de Controle Interno da Seduc também estiveram presentes para realizar a entrega dos troféus, uma vez que durante todo o ano, foram debatidos diversos aspectos relacionados ao funcionamento da Rede e suas características, através de alinhamentos entres os setores e análise de indicadores.