A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através do setor de Educação Permanente, participou, entre os dias 12 e 14 de dezembro, do III Encontro da Rede Estadual Saúde na Escola, realizado em Fortaleza. O objetivo do evento é fortalecer a rede de Educação Permanente em Saúde nos municípios para desenvolver estratégias para melhorar a qualificação dos profissionais da área. Na ocasião, o coordenador do departamento de Educação Permanente, David Marrom, levou as experiências exitosas realizadas na cidade para compartilhar com os outros participantes. Além do encontro, o evento também reuniu a III Mostra de Experiências em Educação Permanente em Saúde e o I Seminário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Segundo David, o 1° Ciclo de Capacitação sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT, desenvolvido em Juazeiro do Norte, foi pauta de apresentação. "Relatamos a experiência em construir esse ciclo. Construímos um Plano de Capacitação para os Profissionais de Saúde sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT nos equipamentos públicos municipais de saúde", explica.Os desafios e as práticas do Núcleo de Educação Permanente do município, durante o biênio 2022-2023, também chamaram a atenção. Criado através da Portaria Nº. 041/2022, o núcleo desenvolveu apoio técnico-científico e organizacional para 9 eventos com foco na capacitação; celebrou 18 convênios com Instituições de Ensino Superior na área da saúde e auxiliou 1.345 estagiários a realizarem suas atividades obrigatórias oriundos de diversos cursos na área da saúde, nos equipamentos de Juazeiro do Norte. Também criou 12 projetos de extensão que têm como objetivo fortalecer as ações de saúde junto à comunidade, participou de 4 mesas redondas em Universidades e apresentou-se em 16 eventos científicos.Para os profissionais do setor, durante o biênio de trabalho, as práticas elaboradas contribuíram para o trabalho em equipe, a gestão participativa e a corresponsabilização nos processos de ensino-aprendizagem, para o alcance dos objetivos estratégicos do SUS.
A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através do setor de Educação Permanente, participou, entre os dias 12 e 14 de dezembro, do III Encontro da Rede Estadual Saúde na Escola, realizado em Fortaleza. O objetivo do evento é fortalecer a rede de Educação Permanente em Saúde nos municípios para desenvolver estratégias para melhorar a qualificação dos profissionais da área. Na ocasião, o coordenador do departamento de Educação Permanente, David Marrom, levou as experiências exitosas realizadas na cidade para compartilhar com os outros participantes.
Além do encontro, o evento também reuniu a III Mostra de Experiências em Educação Permanente em Saúde e o I Seminário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Segundo David, o 1° Ciclo de Capacitação sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT, desenvolvido em Juazeiro do Norte, foi pauta de apresentação. "Relatamos a experiência em construir esse ciclo. Construímos um Plano de Capacitação para os Profissionais de Saúde sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT nos equipamentos públicos municipais de saúde", explica.
Os desafios e as práticas do Núcleo de Educação Permanente do município, durante o biênio 2022-2023, também chamaram a atenção. Criado através da Portaria Nº. 041/2022, o núcleo desenvolveu apoio técnico-científico e organizacional para 9 eventos com foco na capacitação; celebrou 18 convênios com Instituições de Ensino Superior na área da saúde e auxiliou 1.345 estagiários a realizarem suas atividades obrigatórias oriundos de diversos cursos na área da saúde, nos equipamentos de Juazeiro do Norte. Também criou 12 projetos de extensão que têm como objetivo fortalecer as ações de saúde junto à comunidade, participou de 4 mesas redondas em Universidades e apresentou-se em 16 eventos científicos.
Para os profissionais do setor, durante o biênio de trabalho, as práticas elaboradas contribuíram para o trabalho em equipe, a gestão participativa e a corresponsabilização nos processos de ensino-aprendizagem, para o alcance dos objetivos estratégicos do SUS.