Fotos: Brendon Belchior
Com a presença das famílias, 240 estudantes da rede municipal de ensino apresentaram no último sábado, 9, seus trabalhos desenvolvidos no módulo de encerramento do Projeto Escola do Futuro. A atividade é uma das ações contidas no Programa Educa Juazeiro, sendo planejada e executada, através da parceria entre a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai.
Com o intuito de estimular a criatividade, a inteligência emocional e a autogestão, foram atendidos, neste primeiro ano de execução do projeto, 240 alunos da rede. Os discentes são das escolas municipais Mário da Silva Bem, no bairro Frei Damião, Pelúsio Correia de Macêdo, no Santo Antônio, e Zila Belém, no bairro Triângulo. As aulas acontecem aos sábados, na sede do SENAI.
Neste último módulo do ano, os estudantes apresentaram seus trabalhos relacionados à abordagem central, que foi “introdução ao mundo digital”, onde puderam aprender sobre robótica, produção de conteúdo para redes sociais, além da criação de games. Durante o ano, também foram trazidos mais alguns eixos de ensino, enfatizando temáticas como o autoconhecimento, criatividade e inovação.
Emocionados, os familiares prestigiaram a entrega de certificados para os estudantes. Maria Edvania, mãe de um dos participantes do projeto, destacou a importância da oportunidade e orgulho em ver a dedicação do filho. 'c9 uma alegria muito grande ver meu filho recebendo esse certificado. Ele adora esse projeto, chega em casa empolgado, contando o que aprendeu, e também é uma grande oportunidade para esses jovens. Agradeço muito aos envolvidos por contribuírem com o aprendizado do meu filho”, pontuou.
O estudante Expedido Gabriel, que se apresentou junto à equipe, sobre automoção e robótica relatou a sua experiência como participante do projeto. “Com certeza é uma oportunidade única, e pude aprender mais e explicar sobre a robótica, falando sobre o futuro. Me sinto muito feliz em poder participar da Escola do Futuro”, destacou.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, acompanhada de técnicos da Seduc e dos representantes e professores do SENAI realizaram a entrega dos certificados para os discentes. A titular da pasta enfatizou o quanto o projeto, que tem uma duração de dois anos, impacta e contribui na aprendizagem dos estudantes: 'c9 uma alegria muito grande possibilitar para os nossos estudantes práticas inovadoras de aprendizagem, proporcionando o contato a temáticas que podem ajudar a despertar o interesse em diferentes áreas do conhecimento. É um projeto piloto, desenhado pela Seduc e o Senai”, frisou.