Fotos: Camila Brito e Josimar Segundo
A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promoveu nesta quinta-feira, 7, a culminância do projeto Laboratório de Matemática, que busca desenvolver as habilidades e competências dos alunos na área de exatas. A atividade vem sendo executada desde o início de abril, sob a coordenação do Professor Marcos Xavier. Cerca de 35 estudantes, matriculados nas escolas Pelúsio Correia de Macêdo, ECIM Edvard Teixeira Férrer e Tarcila Cruz Alencar estiveram no auditório da Seduc, envolvidos em uma série de desafios.
Os discentes participaram de competições de xadrez, dama, torre de hanói e cubo mágico, além da apresentação de vídeos tutoriais. De acordo com o professor, a intenção do projeto é despertar o interesse dos alunos pela matemática, utilizando metodologias interligadas com tecnologia para que o ensino aprendizagem seja feito de maneira mais didática possível. Os estudantes podem manipular objetos matemáticos, testar hipóteses, fazer observações e explorar diferentes soluções para problemas matemáticos, desenvolvendo habilidades de raciocínio lógico e crítico.
O estudante Arthur Gabriel, do 2º ano da Escola Pelúsio Macêdo, é o caçula do projeto e já mostrou muita habilidade no manuseio do cubo mágico. "Eu adoro participar porque o cubo é muito legal e com a ajuda das aulas estou ficando mais rápido". Já a aluna Maria Sofia Soares, do 7º ano, participa do projeto desde o início da sua execução e foi a campeã da competição na categoria "Torre de Hanói". "Estou muito feliz em conquistar essa medalha, depois que comecei a frequentar o laboratório passei a me interessar mais, pois a maneira com que aprendemos aqui é mais legal", pontuou.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, destacou o quanto o projeto impacta positivamente na formação dos adolescentes. "Normalmente as pessoas olham para a matemática já com receio e, aqui, percebemos a aprendizagem dela de forma dinâmica e lúdica, tornando a aprendizagem leve".
Marcando 19 segundos, o estudante Alifer Guilherme Medeiros foi o mais rápido na montagem do cubo mágico. Ao final dos desafios, os participantes foram premiados com medalhas em cada categoria.
A programação do desafio 2023 incluiu, também, competições na unidade escolar Pelúsio Correia de Macêdo, onde houve a aplicação de planilhas eletrônicas, construções geométricas e aplicação do Software educacional GeoGebra.