Fotos: Thiago Sousa e Josimar Segundo
Durante todo o final de semana, 70 estudantes da rede municipal de ensino participaram da etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League Challenge que, pela primeira vez, aconteceu em Juazeiro do Norte. O torneio foi promovido pelo Serviço Social da Indústria - SESI e reuniu 41 equipes do Norte e Nordeste, com participação de 23 escolas públicas.
O evento aconteceu no Sesi e com a confraternização de cerca de 400 estudantes, onde os próprios competidores montaram seus PIT´s para visitação e apresentaram os projetos desenvolvidos de acordo com a temática "MasterPiece" que está ligada ao mundo das artes aliado às tecnologias. Os integrantes construíram robôs baseados na tecnologia Lego, programados para cumprir uma série de missões em um tempo cronometrado.
A solenidade de abertura do evento aconteceu na última sexta-feira, 1º, com a presença de autoridades dos municípios participantes. O Prefeito Glêdson Bezerra destacou a importância do evento. "Juazeiro do Norte receber um evento dessa grandeza é de uma importância singular e ver nossos alunos participando, por meio do Projeto Fábrica de Robôs, deixa a gente ainda mais feliz, pois compreendemos o quanto atividades dessa proporção fortalecem a aprendizagem desses adolescentes", pontuou o gestor municipal.
Os discentes das escolas João Alencar de Figueiredo, Pelúsio Correia de Macêdo e Jerônimo Freire dos Santos integram o Projeto Fábrica de Robôs, que é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Sesi. O projeto, que integra umas das ações do Programa Educa Juazeiro, atende 210 alunos da Rede Municipal. As atividades são semanalmente, durante o período do contraturno, sendo mediadas através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), fazendo uso de linguagem de programação e robôs.
A estudante Maria Yzabel Melo evidenciou a alegria em poder vivenciar a experiência. "Muito emocionante porque é a primeira vez que estou participando e o nosso projeto de inovação foi incrível, e estamos representando as escolas públicas, por meio do Projeto Fábrica de Robôs", destacou.
O Torneio, que desafia estudantes de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia, também incentiva e despertar o interesse dos jovens pela ciência. Foram sete equipes da rede municipal, formadas por 10 estudantes cada: Black Panther, Dragon Young Tech, Suindaras, Young Eagles, Eternal Flames, IUÁ e Griffin Robotic´s.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, representantes do Sesi, e autoridades de outros municípios e estados também prestigiaram o evento.