Dois servidores da Vigilância Sanitária publicaram artigos científicos sobre qualidade e boas práticas na área, desenvolvidas em Juazeiro do Norte. Os materiais, que abordam a implantação de novas estratégias, estão disponíveis na revista Cadernos ESP', da Escola de Saúde Pública do Ceará. Ambos os profissionais realizaram especialização na instituição.
Segundo Éverton Mangueira, biomédico, o seu artigo intitulado "Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade: relato de experiência", fala sobre a experiência da Vigilância Sanitária de Juazeiro do Norte na implantação de um sistema de gestão da qualidade baseado na norma ISO 9001:2015. "O estudo demonstra que a implantação do sistema de gestão da qualidade contribuiu para a melhoria da eficiência e eficácia dos processos de trabalho da Vigilância Sanitária, bem como para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população", explica.
Já o artigo de Sarah Calixto, inspetora sanitária, chamado "Capacitação em boas práticas e vigilância sanitária: relato de experiência", debate a realização de uma capacitação em boas práticas para empreendedores da área de alimentos, realizada no município. "O artigo demonstra que a capacitação em boas práticas contribuiu para a melhoria da qualidade dos produtos alimentícios produzidos pelos empreendedores participantes da capacitação", destaca.
Para Éverton, que também atua como coordenador do setor, levar os relatos do município para um patamar científico serve como exemplo para outras cidades, ajudando na promoção da saúde à população. "Agradecemos ao município de Juazeiro do Norte pelo apoio dado para a nossa participação na especialização em vigilância sanitária. A formação foi essencial para o nosso desenvolvimento profissional e para a melhoria dos serviços prestados pela Vigilância Sanitária", declara.
Confira as publicações abaixo.