A Unidade de Pronto Atendimento Lagoa Seca - UPA recebeu, na última quinta-feira, 30, um tele-eletrocardiograma. A chegada do equipamento, que utiliza impulsos elétricos para captar a atividade do coração, é resultado do convênio entre a Secretaria de Saúde e o Projeto Boas Práticas em Cardiologia, do Hospital do Coração - Hcor, em São Paulo. Agora, as 2 UPAS do município possuem a tecnologia.
Segundo Joeferson Pinheiro, enfermeiro e apoiador local do Hcor, para realizar o exame o paciente fica deitado em uma maca. Em seguida, os eletrodos são colocados na região frontal do tórax com a aplicação de um gel sobre esses dispositivos para auxiliar na medição da corrente elétrica. Os resultados são disponibilizados na tela do computador em tempo real para os cardiologistas do Hcor, que dão retorno em até 10 minutos. "Ao apresentar qualquer alteração que indique a presença de uma síndrome coronariana aguda grave, o médico do Hcor entra em contato com o plantonista da unidade, dialogando sobre a melhor forma de tratar o paciente", explica.
A expectativa é que a parceria possa continuar nos próximos meses. "Esse projeto é importante para garantir o acesso da população aos equipamentos mais complexos, possibilitando melhoria no atendimento", conclui.