A Secretaria de Educação de Juazeiro, por meio da Escola de Saberes Daniel Walker, promoveu nessa quinta-feira, 30, a culminância do Curso Livre Anual de Teatro. Nove estudantes de quatro escolas da rede municipal (Pelúsio Correia de Macêdo, Monsenhor Joviniano Barreto, 3 de Junho e Vereador Francisco Barbosa) protagonizaram o experimento cênico "No auto do meu padim: a morte da cachorra." A apresentação é uma releitura de um dos atos da obra teatral "Auto da compadecida", de Ariano Suassuna.
Orientados pela professora Maria Feitosa, o curso acontece todas as quinta-feiras na Escola de Saberes. O curso tem como objetivo principal, promover a sociabilidade, o fortalecimento da comunicação verbal e corporal e o desenvolvimento educacional dos participantes, dentro e fora de sala de aula.
Ana Karoline Lima, do 9º ano da Escola Joviniano Barreto, interpretou a personagem da prefeita na atividade e falou sobre sua empolgação em poder participar do momento. "Eu amo fazer teatro, não falto de jeito nenhum, porque me ajuda e me deixa mais feliz". A mãe da adolescente, Damiana de Lima, destacou a emoção em ver sua filha atuando. "É um orgulho muito grande, ela era muito tímida e retraída na escola, depois do teatro melhorou em todos os aspectos, é uma emoção indescritível", pontuou.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, reforçou o quanto a presença da arte é importante na formação e no aprendizado das crianças e adolescentes. "Buscamos estimular cada vez mais em nossas escolas a arte como elemento potencializador no ensino aprendizado. Este ano, realizamos pela primeira vez o festival Municipal de Arte, e foi demonstrado que nossas escolas são um celeiro de jovens talentos. Hoje, mais uma vez, foi provado isso".
A docente do curso explica que a seleção dos discentes é realizada através de formulário de inscrição, com agendamento de horários individuais com os inscritos, para uma sondagem da disponibilidade e interesse na atividade.