A partir desta sexta-feira, 1º, Juazeiro do Norte será palco, pela primeira vez, da etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League Challenge. O evento acontece até o próximo domingo, 3. A abertura será realizada na quadra do Sesi, às 17 horas, e logo em seguida será aberto para visitação os PIT 'S dos competidores, além da festa da Amizade. Durante o sábado, a partir das 8 horas, iniciam as competições, e no domingo, às 13h, haverá a cerimônia de premiação.
O torneio é promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e reunirá 42 equipes, com participação de 23 escolas públicas. Os classificados nesta etapa seguem para a fase nacional, que acontecerá em 2024, em Brasília. Na edição deste ano, os projetos devem ser desenvolvidos de acordo com a temática "MasterPiece" que está ligada ao mundo das artes aliado às tecnologias.
Sete equipes de três escolas da rede municipal de ensino irão participar, são elas: João Alencar de Figueiredo, Pelúsio Correia de Macêdo e Jerônimo Freire dos Santos. Os estudantes integram o Projeto Fábrica de Robôs, que é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Sesi. O projeto atende 210 alunos da Rede Municipal. As atividades são semanalmente, durante o período do contraturno, sendo mediadas através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), fazendo uso de linguagem de programação e robôs. São sete turmas, com 30 alunos cada.
O Torneio desafia estudantes de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia, além de incentivar e despertar o interesse dos jovens pela ciência. As equipes da rede municipal, formadas por 10 estudantes cada, são: Black Panther, Dragon Young Tech, Suindaras, Young Eagles, Eternal Flames, IUÁ e Griffin Robotic´s.
Os treinamentos para a competição estão sendo realizados na sede do Sesi em Juazeiro. Os integrantes devem construir robôs baseados na tecnologia Lego, programados para cumprir uma série de missões em um tempo cronometrado.
Em 2022, apenas uma equipe da rede municipal participou da competição que aconteceu em Fortaleza, neste ano, com 7 equipes, a Secretária Municipal de Educação, Pergentina Jardim, comemora. "Estamos muito felizes com a participação dos nossos estudantes, essa é uma experiência única para eles. Reconhecemos que a robótica é uma aprendizagem inovadora e, aqui em Juazeiro do Norte, estamos fomentando e demonstrando essas novas perspectivas de aprendizado", frisou a gestora.