Juazeiro do Norte receberá do Ministério da Saúde, no próximo dia 8, o Selo Prata no combate à transmissão vertical do HIV. A certificação, referente aos anos de 2020 e 2021, indica que o município zerou a transmissão, a partir do desenvolvimento da Atenção Primária em Saúde na assistência pré-natal. É a primeira vez que a cidade recebe o selo.
Segundo o Ministério, a transmissão vertical - da mãe para o seu filho- é a principal via de infecção pelo HIV na população infantil. No Brasil, essa forma de transmissão tem sido responsável por cerca de 90% dos casos notificados de AIDS em menores de 13 anos. De acordo com Quitéria Magalhães, coordenadora da Atenção Primária, o município se dedicou em ampliar as testagens e o acompanhamento das gestantes. "Todas as gestantes tiveram acesso em tempo oportuno aos testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, no primeiro e terceiro trimestre de gestação”, explica.
Os testes rápidos, ainda no início da gravidez, permitem que a equipe de acompanhamento pré-natal realize todas as condutas necessárias para prevenir a transmissão vertical. “Sistematizamos tudo em prontuários que são acompanhados regularmente pela equipe”, conclui Quitéria.
Em setembro, o Ministério da Saúde, junto à equipe municipal da Vigilância Epidemiológica, Infectologia e o Serviço de Atenção Especializada, visitou o município, durante três dias, para inspecionar as Unidades Básicas de Saúde a fim de verificar a adequação da rede de serviços laboratoriais que disponibilizam os testes, bem como o fluxo de ações desenvolvidas para o tratamento das gestantes. Durante a passagem, a equipe compareceu à UBS Frei Damião 16/43 e ao Consultório na Rua.