Foto: Josimar Segundo
O Festival de Repentistas de Juazeiro do Norte garantiu sucesso de público na Praça Padre Cícero. A primeira noite, na quinta-feira, 23, contou com a participação de quase vinte repentistas locais e regionais, em sua maioria naturais de Juazeiro do Norte. Dentre eles estiveram, Agustinho de Oliveira, Charles Gomes, João Bandeira, Evaldo Guilherme, Raimundo Vieira e Zé Ari. Também contou com a performance de Nonato Frede, animador e folclorista juazeirense, e teve como encerramento a apresentação do cantor de forró e repente cearense, Luizinho de Irauçuba. Os participantes receberam um troféu simbólico por participar do Festival.
Já na sexta-feira, 24, a segunda noite do Festival teve a apresentação de cinco duplas, num total de dez cantadores e a participação de Nonato Neto, ex-integrante da banda popular de repentistas brasileiros "Os Nonatos", encerrando o evento. Nesta segunda noite, houve uma competição com a presença de uma comissão julgadora, para avaliar os repentistas e seus versos, concorrendo aos troféus para os que melhor desempenhassem as pelejas.
Em primeiro lugar ficou a dupla Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa, de Recife-PE. Em segundo lugar, Ivanildo Vila Nova, de Campina Grande-PB, e Jonas Bezerra, de Iguatu-Ce. Como terceira colocada a dupla Hipólito Moura, de Caruaru-PE, e Zé Viola, de Bocaina-PI. Em quarto lugar, ficaram Ismael Pereira, de Lavras da Mangabeira-CE, e Zé Cardoso, de Limoeiro do Norte-CE. Ainda houve a participação especial da dupla João Bandeira e Agustinho de Oliveira, de Juazeiro do Norte.
Vandinho Pereira, secretário de Cultura, diz que foi um público muito bom nas duas noites de festival. Tiveram pessoas prestigiando o evento das cidades de Caririaçu, Crato, Barbalha, Lavras da Mangabeira, e de outras cidades no entorno, que vieram para assistir ao Festival.