Em busca de modernizar o atendimento para a população, Juazeiro do Norte implementou em 16 Equipes de Estratégia de Saúde da Família, divididas em 10 Unidades Básicas de Saúde, o Sistema de Marcação de Exames e Consultas- SIMEC, um sistema próprio que tem o objetivo possibilitar a marcação de consultas e exames de forma direta e eficiente, permitindo que o paciente realize os procedimentos diretamente no local de atendimento. A ação, que ainda está em fase de teste, é uma parceria da Prefeitura com o Programa Eficiência, da Universidade Federal do Cariri - UFCA. Antes, o município contava com 2 equipes em teste. Na última segunda-feira, 20, 16 passaram a utilizar o sistema.
De acordo com Roberto Ramos, professor da UFCA e coordenador do projeto, a expectativa é que aos poucos o SIMEC seja integrado nas 85 equipes de Estratégia de Saúde da Família. "Quando iniciamos o desenvolvimento do sistema, testamos em poucas unidades, agora estamos com 16, que representam aproximadamente 20% do quantitativo de equipes do município. Entre essas tem pelo menos 2 de cada distrito", explica.
Para Francimones Rolim, secretária de saúde, a parceria renderá bons frutos aos juazeirenses. "Com esse sistema, o paciente não precisa se deslocar para nenhum outro local, ele já sai da UBS com a data das suas próximas consultas e exames", afirma.
Durante a fase de aperfeiçoamento, as equipes de Estratégia de Saúde da Família são treinadas. Ao mesmo tempo, os pesquisadores do Programa analisam os dados e melhorias que devem ser feitas. Entre as unidades com o SIMEC, estão: Palmeirinha, Juvêncio Santana, Vila Fátima, Franciscanos, Vila Real e São José. Na lista, também estão inclusas o Romeirão, Tiradentes e Betolândia, com 2 equipes cada. A UBS Frei Damião, que também tem o sistema, conta com 4 equipes.