A Unidade de Estratégia de Saúde da Família - ESF 52, do Carité, realizou nesta sexta-feira, 10, uma ação alusiva ao Novembro Azul, mês de conscientização do câncer de próstata. O momento contou com palestra sobre o rastreamento precoce da doença e realização de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C. Os assistidos pela ESF também aproveitaram um coffee break ao final da atividade.
De acordo com a enfermeira Aila Maria Pereira, a equipe que organizou a ação tinha o objetivo de pautar não apenas a necessidade dos exames de rastreamento, mas também as formas de prevenir a doença. “Falamos sobre a manutenção de hábitos saudáveis, como boa alimentação, prática de atividades físicas e acompanhamento médico regular que é disponibilizado nas unidades de saúde”, explicou. Também, foram solicitados exames laboratoriais dos participantes que serão avaliados pelos profissionais responsáveis, posteriormente.
Durante todo o mês, a Central de Marcação de Juazeiro do Norte estará com demanda livre para os exames de PSA livre e PSA total, que auxiliam no diagnóstico do câncer de próstata. Para marcar é necessário portar RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e encaminhamento médico.