Fotos: Thiago Sousa
Estudantes do 4º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, classificados no 7° Concurso Municipal do Programa de Educação contra a Exploração da Criança e do Adolescente - Peteca, receberam premiação nessa quinta-feira, 9. O evento, que ocorreu no auditório da Secretaria de Educação, entregou aos alunos medalhas, troféus e placas, além de prêmios. Os estudantes, conforme classificação, foram premiados com bicicletas, celulares e caixas de som.
Através das modalidades de poesia, desenho, música e conto, o Peteca é um projeto a nível nacional que, há 15 anos, reconhece o trabalho das escolas, professores e alunos engajados na luta contra o trabalho infantil, premiando as melhores atividades literárias e artísticas.
A solenidade foi marcada pela presença de dois alunos, que são membros do Comitê Municipal de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho infantil -COMAPETI, realizando a apresentação do evento. Igor Alexandre, da Escola Cívico-militar Edvard Teixeira Férrer, e Maria Clara Nascimento, da José Marrocos, foram os responsáveis por conduzir o resultado do concurso.
A vencedora do Prêmio Peteca na modalidade "música", em 2022, Maria Jaile Felix, da Escola Líder Comunitário Antônio Miguel de Souza entoou uma canção de sua autoria, intitulada de "Trabalho Infantil", sob a orientação do professor Lucas Lopes.
O Prefeito Glêdson Bezerra destacou a enorme importância da atuação desse projeto, que leva às crianças e aos jovens discussões e atividades necessárias para fortalecer o diálogo sobre essa temática dentro do ambiente escolar. "É um debate que envolve toda a sociedade, e é muito importante que comece na escola. O Prêmio Peteca é uma forma de incentivar nossos estudantes a combater a exploração de crianças e adolescentes".
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, ressaltou que o Prêmio promove o engajamento de toda a comunidade escolar, sendo uma temática abordada durante todo o ano letivo buscando conscientizar de forma lúdica. "Os estudantes, professores, e a escola de maneira geral, se dedicam bastante para visibilizar essa luta, que é de todos nós", afirmou a titular da pasta.
Confira, abaixo, os nomes dos estudantes premiados: