Com participação de 5.370 estudantes, matriculados nas turmas de 5º e 9º ano da Rede Municipal de Ensino, a aplicação do Sistema de Avaliação Básica da Educação (SAEB) foi finalizada em Juazeiro do Norte nesta quarta-feira, 8. A atividade, iniciada no dia 23 de outubro, teve o envolvimento de 57 escolas. Ao todo, 95 turmas de 5º ano e 100 turmas de 9º ano receberam a avaliação.
O SAEB é um sistema de avaliações que tem a finalidade de fornecer um diagnóstico da Educação Básica no país. Através de testes e questionários, aplicados a cada dois anos, oferece parâmetros para o planejamento, monitoramento e melhoria de políticas educacionais.
A diretora de Monitoramento, controle e avaliação da Secretaria de Educação, Márcia Franca, ressalta que o processo foi realizado de forma tranquila, pontuando a assiduidade dos discentes durante o período de avaliação. "Identificamos através do nosso monitoramento uma ótima frequência dos nossos estudantes, sempre acima de 95%, o que possibilita termos um diagnóstico mais preciso das habilidades dos nossos alunos nas disciplinas de português e matemática", disse .
Durante todo o ano, as escolas municipais realizaram atividades preparatórias de estímulo aos estudantes. Essa preparação está contida no desenvolvimento do Projeto Pedagógico "Avançar com seriedade", realizado pela Seduc juntamente às unidades escolares, que tem como objetivo estimular a aprendizagem.
O projeto proporciona ações didáticas pedagógicas compatíveis com os níveis de aprendizagem em que os alunos se encontram, a fim de monitorar os indicadores e as abordagens utilizadas na recomposição das aprendizagens. Além disso, aulões preparatórios e aplicação de simulados foram realizados.
Vale ressaltar que, duas turmas do 9º ano da escola Odorina Castelo Branco Sampaio participaram da avaliação amostral, que busca identificar um percentual de como estão as habilidades dos estudantes nas disciplinas de ciências humanas e ciências da natureza.
A titular da pasta, Pergentina Jardim, destaca toda a dedicação e empenho dos estudantes, docentes, técnicos da Seduc, para o desenvolvimento e fomento dessas práticas dentro da rotina escolar, buscando envolver o aluno com foco na aprendizagem. "É um ano muito importante, pois temos a realização tanto do Saeb, como também do Spaece, e sabemos de todo o trabalho e envolvimento que a comunidade escolar apresenta com a execução de atividades que levem aos nossos protagonistas o conhecimento, fortalecendo a aprendizagem".
A secretária frisa, também, a chegada do Spaece. "Estamos finalizando o SAEB e já na preparação para a aplicação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE, que em nossa rede acontece nos próximos dias 28, 29 e 30 de novembro. Sabemos do nosso trabalho em garantir o aprendizado, bem como da capacidade dos nossos professores, gestores e estudantes", afirma.
Outra ação promovida durante o decorrer do ano letivo, por meio do Programa Educa Juazeiro, foi a aplicação da Avaliação Municipal Diagnóstica. A primeira aplicação ocorreu em fevereiro, sendo aplicado em 57 escolas municipais, totalizando 292 turmas, buscando avaliar as competências e habilidades dos estudantes nas áreas de Português e Matemática. Em agosto foi realizada a Avaliação Municipal Processual.