O encerramento da II Jornada Científica da Odontologia em Juazeiro do Norte, realizada na última sexta-feira, 27, contou com a apresentação dos projetos desenvolvidos por dentistas e auxiliares de saúde bucal nas Unidades Básicas de Saúde. No evento, que reuniu mais de 150 servidores, também ocorreram sorteio de brindes e apresentação teatral.
O teatro de fantoches, com os personagens ‘Dentinho', 'Fio dental’, ‘Creme dental’ e ‘Senhora escova’ chamou a atenção de todos. A apresentação, que é realizada pelos profissionais dentro das escolas, como parte do programa ‘Saúde da Escola’, tem o objetivo de mostrar de forma lúdica a importância da escovação e da higiene bucal para a manutenção de um sorriso saudável e sem dor. A história relata a experiência do dentinho, que chama seus amigos para brincar antes de se escovar. Ao longo do tempo, as bactérias que crescem entre eles ganham força e começam a causar mau hálito e dor. Com ajuda dos amigos ‘fio dental’, ‘creme dental’ e da ‘senhora escova’, o dentinho consegue recuperar sua saúde.
A equipe de saúde bucal que realiza atendimento domiciliar explanou, ainda, sobre o caso de um paciente cadeirante, morador do bairro João Cabral, que realizou todo o tratamento dentário, desde a consulta inicial até a extração e aguardo das próteses, sem precisar sair de sua residência. De acordo com a equipe, hoje, o paciente consegue ter uma vida mais saudável, inclusive se alimentando melhor devido à recuperação dos seus dentes. "Por isso é importante que a estratégia de saúde da família e de saúde bucal conheça os assistidos para realizar um adequado planejamento em saúde e realizar a recuperação necessária" pontua Isabella, coordenadora Centro de Especialidades Odontológicas.
A coordenadora frisou que as 63 equipes completas de saúde bucal realizam atendimento aos pacientes acamados, hipertensos, diabéticos e portadores de prótese. “Com esses pacientes temos que ter ainda mais cuidado, para garantir que todo o tratamento aconteça sem causar nenhuma adversidade”, pontua.
Segundo Sáskia Erlene, coordenadora de Saúde Bucal, o momento de troca científica é fundamental para o desenvolvimento dos serviços no município. 'c9 durante esse espaço que nos inspiramos nas ações, para reproduzi-las nos locais de atuação”, afirma.