Com foco na construção do Plano Nacional de Educação (2024-2034), política de estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável, a Conferência Municipal de Educação de Juazeiro reuniu cerca de 300 participantes. nessa quinta-feira, 26.
A Comed, etapa Municipal da Conferência Estadual Extraordinária da Educação - COEEE - Ceará/2023 e da Conferência Nacional Extraordinária de Educação - CONAEE 2024, é uma realização da Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação e do Conselho Municipal de Educação.
O momento, que ocorreu no auditório da Unileão, abordou eixos temáticos de discussão, envolvendo a garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade. Também foram pautados a garantia da gestão democrática, valorização de profissionais da educação, justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável, entre outros aspectos.
A Professora Doutora Francisca Clara de Oliveira realizou a palestra sobre o PNE como política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável na terra do Padre Cícero. Durante o momento, foi feita a leitura do regimento interno para votação na plenária, como o acompanhamento do setor jurídico. O documento foi aprovado pela maioria.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, destaca que é um momento de extrema importância com a participação de representantes de vários segmentos da sociedade juazeirense para que, juntos, colaborem para esse importante documento norteador, que é o Plano Nacional de Educação.
Duas alunas representantes do Grêmio da Escola Odete Monteiro de Oliveira também participaram da atividade, que reuniu gestores e diretores/as da educação (dirigentes e diretores/as das escolas), trabalhadores/as da Educação (professores/as e funcionários/as); Conselheiros/as da educação; Estudantes; Pais e/ou responsáveis.