A abertura da II Jornada Científica de Odontologia em Juazeiro do Norte, realizada nesta quinta-feira, 26, foi marcada pela grande adesão de dentistas e auxiliares de saúde bucal. Aproximadamente 130 profissionais participaram do momento, que contou com palestras de formação e coffee break.
Um dos temas abordados foram os novos 11 indicadores de saúde bucal no Previne Brasil, advindos da portaria n°960. Antes, a área tinha apenas 1 indicador e, agora, contará com 12. A palestrante Ingrid Vieira, cirurgiã-dentista e membro da Superintendência Regional, afirma que esse é um tema importante de ser debatido em todos os municípios, pois diz respeito à possibilidade de receber mais recursos por desempenho. "É uma oportunidade de valorização que vai exigir uma união da classe por inteiro para trazer essa melhoria, essa oportunidade de mudar a estrutura para ofertar serviços cada vez melhores", explica.
Para Sáskia Erlene, coordenadora de saúde bucal, a realização do evento tem grandes expectativas na formação dos servidores. "Essa edição é uma extensão da anterior, trabalhando com outros temas para melhorar o conhecimento científico das equipes, para que, assim, eles repassem as novas técnicas, critérios e demandas para as unidades de saúde", afirma.
Nesta sexta-feira, 27, às 8h, será realizada a II Mostra Científica, onde os dentistas e auxiliares apresentarão trabalhos desenvolvidos ao longo do ano nas Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de fomentar e incentivar a desenvolver experiências importantes nos seus locais de atuação.